206 — POSTOS GRATUITOS DE INTERNET EM TODOS OS MUNICÍPIOS

Feb 9, 2001 | Conteúdos Em Ingles

POSI - Programa Operacional Sociedade de InformaçãoGOVERNO LANÇA CONCURSO PARA FINANCIAR ATÉ 80% DOS ESPAÇOS INTERNET

Está aberto o concurso para a criação de Espaços Internet nos 305 municípios do país, incluindo o Continente e as Regiões Autónomas. O Programa Operacional Sociedade de Informação (POSI), sob a égide do Ministério da Ciência e da Tecnologia, prevê para o projecto gastos entre os 6 e os 8 milhões de contos.
O lançamento do concurso público foi anunciado ontem no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, pelo Ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago. O evento surgiu integrado na semana que o governo dedicou à Sociedade de Informação. O objectivo da iniciativa passa por criar espaços públicos de ligação à Net, com a comparticipação do POSI até 80%.
Como requisitos dos projectos o POSI aponta para uma localização visível e acessível, com um mínimo de seis postos gratuitos. O horário de funcionamento deve ser alargado e adaptado à população, que deverá ter ao seu dispor sessões de demonstração do uso da Net. Por este meio poderá aprender como aceder a sites de interesse público, enviar correio electrónico e construir páginas Web. O projecto tem ainda de seguir «normas mínimas de apresentação e imagem definidas pelo Gabinete de Gestão do POSI», como explica o Edital do concurso.
O POSI espera que até ao Verão as Câmaras Municipais já tenham apresentado os seus projectos. Além disso, no âmbito da Iniciativa Internet, o Governo prevê que em 2003 todas as freguesias de Porugal disponham de postos públicos de ligação à rede, com «acessos de cidadania» a baixa velocidade, gratuitos ou a preços simbólicos. A aposta na tecnologia conta já com exemplos bem sucedidos, como o comprovam a Mostra Digital de Aveiro e o [email protected]é do Pavilhão do Conhecimento.

http://www.posi.mct.pt/

Em Foco – Projecto