104 — RH, A LACUNA PREENCHIDA

Jun 7, 2002 | Conteúdos Em Português

Foi editada a quarta edição portuguesa do “Humanator”, guia para os estudantes de Recursos Humanos, na óptica da gestão

Pedro Câmara, Paulo Balreira Guerra e Joaquim Vicente Rodrigues, os dois primeiros especialistas em RH (e colaboradores regulares do Management/S.E.) e o terceiro especializado em marketing, com diferentes backgrounds e experiências são os autores desta obra de investigação.

Pretenderam colmatar uma lacuna importante em Portugal, editando, em 1997, o trabalho de quase dois anos de investigação, com base na realidade portuguesa, em torno da gestão dos Recursos Humanos, “no turbulento e incerto mundo empresarial.”

Das áreas abordadas fizeram parte a psicologia, o marketing interno e integrado, a gestão dos Recursos Humanos nacional e intercultural, iberização e globalização, relações de trabalho, culturas de trabalho, gestão da mudança, gestão do stress, planeamento, avaliação e recompensas, formação, comunicação interna, entre outros temas importantes para a correcta formulação e resolução dos problemas que se colocam no dia a dia da vida das empresas.

Há uma perspectiva global e aberta da gestão das pessoas, que vê o sucesso como um equilíbrio entre diversos factores críticos, através do domínio de ferramentas e de um plano de acção adequado a cada realidade empresarial.

O livro, lançado em 1997, tornou-se, segundo os próprios autores, num caso de sucesso. Tem sido recomendado por
diversas universidades e a adopção de alguns conceitos pelos programas de disciplinas académicas atesta a aceitação que teve a obra.

Também por gestores é reconhecido o mérito do “Humanator”, conforme se pode ler nos prefácios de Murteira Nabo, presidente do Grupo PT, Monteiro Fernandes, Secretário de Estado do Trabalho, e Belmiro de Azevedo, presidente do Grupo Sonae.

Esgotadas as três primeiras edições, foi lançada em Junho passado a quarta edição, revista e actualizada, do “Humanator” – Recursos Humanos & Sucesso Empresarial.”

A edição deste ano apresenta-se com um novo capítulo dedicado à análise funcional e perfis de competências, foram acrescentadas epígrafes ao capítulo sobre gestão de expatriados, sobre outsourcing na função dos RH e sobre as organizações que aprendem.

Os autores redigiram novos casos de sucesso na gestão de pessoas em áreas como a financeira ou a desportiva, retirando casos desactualizados e procurando retratar a nova realidade portuguesa, admitindo a sua mudança nos últimos quatro anos.

Um guia sobre Recursos Humanos, do ponto de vista da gestão, para o sucesso empresarial.

Coming soon