1105 — Computador iguala processamento do cérebro humano

Nov 20, 2002 | Conteúdos Em Português

Equipa de desenvolvimento do ASCI Purple a examinar o modelo de cérebro humano, enquanto técnicos testam os supercomputadores da IBMA IBM está a desenvolver supercomputadores com a velocidade de processamento de um cérebro humano. Nos próximos anos vai entregar duas dessas máquinas ao governo dos Estados Unidos para simulações nucleares e de sistemas atmosféricos.
O Departamento norte-americano de Energia vai pagar, pelos dois supercomputadores da IBM, cerca de 290 milhões de euros.

Os supercomputadores vão ser três vezes mais rápidos que o computador mais potente, actualmente, o “Earth Simulator” da japonesa NEC. A IBM realça a importância da máquina para o governo dos Estados Unidos, podendo o Pentágono, assim, simular os efeitos das bombas atómicas e a sua segurança.

As máquinas, que devem estar prontas em 2005, serão capazes de processar 460 biliões de cálculos por segundo, superando em uma vez e meia a potência de processamento combinado dos 500 computadores mais potentes do mundo, garante a IBM.

Chama-se ASCI Purple e é um dos supercomputadores. Com 12 mil chips Power 5, a máquina vai ocupar o equivalente a dois campos de basquetebol e vai precisar de 190 quilómetros de cabo óptico para obter 50 biliões de bytes de memória. Depois de construído, pode armazenar o equivalente a um bilião de livros.

Blue Gene/L é o segundo supercomputador. Vai funcionar com Linux e servirá para prever o tempo, reconstruir modelos climáticos, simular e reproduzir furacões a um custo bem mais baixo que os computadores actuais.

2002-11-20

Notícias – Indústria
Em Foco – Projecto