1107 — TMN lança solução GSM/GPS para segurança automóvel

Nov 20, 2002 | Conteúdos Em Português

Logotipo TMN EmpresasA TMN apresentou ontem, em Conferência de Imprensa realizada numa garagem do Fórum Picoas, uma nova solução desenvolvida em parceria com a PT Inovação para a área da segurança automóvel. Trata-se de um sistema baseado em tecnologia GSM/GPS que protege condutores e veículos, a partir da gestão remota dos veículos de uma frota.

Imagem Frota Link - TMNO sistema baseado no serviço Frotalink da TMN inclui funcionalidades como uma cartografia digital que permite visualizar a localização, velocidade e identificação dos veículos ou a possibilidade de bloqueio e desbloqueio dos veículos, a partir de uma mensagem SMS. É também possível emitir mensagens de alerta para o computador central a partir do veículo, recorrendo ao “botão de pânico” e, em caso de acidente resultante de choque, um “sensor de impacte ” acciona um alarme que identifica imediatamente o local onde se encontra a viatura.

Por tudo isto, o presidente da TMN considera que esta solução constitui uma «inovação ao nível de funcionalidades, abrindo uma nova era à segurança automóvel e representando uma oferta diferenciadora da concorrência».

Destinado à gestão de frotas no mercado empresarial e, particularmente, aos condutores profissionais, como taxistas, transportadores de valores e estafetas, graças às suas capacidades anti-roubo e de segurança, este sistema pode, a prazo, vir a ser utilizado pelo cidadão em geral. Segundo Mário Sousa, da Unidade de Negócio de Internet da TMN , «as funcionalidades desta solução podem ser adaptadas à medida das necessidades do cliente». Outro potencial cliente será o sector das seguradoras, desde logo «pelo interesse natural em prevenirem ocorrências com os veículos», sugeriu.

De salientar que a solução pode integrar ainda a instalação na viatura do equipamento POS Móvel da TMN, que efectua pagamentos por cartão de crédito ou débito. Este serviço está disponível através de terminais de pagamento POS transportáveis ou portáteis , estes últimos especialmente úteis para entregas ao domicílio.

Quanto ao serviço FrotaLink, disponível desde 2001, pode ser solicitado em todas as capitais de distrito e mais algumas cidades portuguesas. O Frotalink acompanha, em tempo real, a localização e movimentação de viaturas em território nacional e europeu, permitindo uma gestão de frotas empresariais sem limitação do número de veículos e assente em mecanismos de segurança sofisticados. Baseado no sistema de localização por satélite GPS e no sistema de comunicações GSM, compreende a instalação, em cada viatura, de um aparelho de localização que, periódica e automaticamente, emite um sinal, indicando a posição em que se encontra. A TMN prevê a evolução do serviço para as novas tecnologias de comunicações, como o GPRS e o UMTS .

Para comprovar os resultados do novo sistema GSM/GPS para a segurança automóvel, a TMN e a PT Inovação convidaram os jornalistas a assistir a uma demonstração ao vivo, em que um veículo apetrechado com este equipamento foi bloqueado e desbloqueado a partir de uma SMS; viu accionado, pelo condutor, o “botão de pânico” e circulou no exterior simulando um acidente, o que permitiu aos presentes visualizar na Estação Base o accionamento do respectivo alarme.

Por Gabriela Costa
([email protected])

2002-11-20

http://www.tmn.pt

Dossiers-Eventos Especiais
Notícias – Indústria