1153 — Unisys desenvolve projecto de e-payment para holding financeira dos EUA

Nov 21, 2002 | Conteúdos Em Português

Lisboa, 21 Novembro – A Unisys foi seleccionada para ser a empresa responsável pela modernização do sistema de processamento de cheques e documentos afins da US Bancorp, uma das maiores holdings de serviços financeiros dos Estados Unidos. Este projecto vai permitir à US Bancorp modernizar os seus processos, indo ao encontro das novas regulamentações que estão a impulsionar e a alterar a forma como são processados e compensados os cheques, bem como o tratamento de imagens e outros documentos afins.

À medida que as instituições financeiras precisam enfrentar as tendências que convergem para uma mudança da indústria no que respeita aos pagamentos electrónicos, a US Bancorp solicitou a ajuda da Unisys para lhe proporcionar o seu know how em desenho de arquitecturas, transporte e circulação de imagens, workflow, disponibilização de novos serviços para venda, e outras áreas relacionadas. Entre outras responsabilidades, a Unisys vai efectuar, também, due diligences na negociação de contratos com outros parceiros e será responsável pela avaliação dos actuais e futuros sistemas de pagamento que o banco venha a adoptar.

Este projecto de consultoria visa uma completa reengenharia das operações de pagamentos desta holding financeira para maximizar a sua eficiência operacional e melhorar os serviços aos clientes. Os benefícios incluem melhorias significativas associadas ao nível dos custos de processamento de pagamentos com base em papel, a disponibilidade de imagem electrónica dos cheques e informação relacionada sobre estes pagamentos, a pedido, a redução do risco de fraude através de uma compensação mais rápida e a liquidação de pagamentos entre instituições financeiras.

A US Bancorp encontra-se entre as organizações financeiras que pretendem transformar as operações de pagamentos por forma a ir ao encontro dos desafios criados por regulamentação, pelas novas tecnologias e pelas exigências dos consumidores.

De entre os vários factores que pressionam as instituições financeiras a realizarem este tipo de projectos, destacam-se os seguintes:

· declínio global do volume de cheques;
· aumento da popularidade dos serviços electrónicos, tais como emissão e pagamento electrónico de facturas;
· impacto da Lei dos Cheques para o Séc. XXI, pendente de legislação que permita a criação de imagens digitais na truncagem de cheques, eliminando assim a necessidade de registos de papel no processamento de cheques;

· novos acordos de troca de imagens digitais de compensação entre as entidades bancárias, para compensar e liquidar pagamentos.

João Nené, Director da Unisys, responsável pelos serviços da Indústria Financeira de Portugal e Espanha, considera que “este projecto é mais um entre os vários em que a Unisys demonstra o seu profundo conhecimento da problemática dos meios de pagamento”, acrescentando a este propósito que têm “estabelecido inúmeras parcerias com vários bancos e, nalguns casos criámos sociedades com estas instituições financeiras para gerir todo o processamento de cheques e de outros documentos que compõem as transacções internas ou externas destas instituições.”

Para este responsável, “projectos como este são mais um exemplo das capacidades que a Unisys detém como fornecedor de soluções globais para o sector financeiro e que englobam a consultoria, a tecnologia e soluções de software”. “Em Portugal e Espanha, temos participado em projectos, com as principais instituições financeiras, tanto na área dos meios de pagamento, como em projectos relacionados com a gestão do contacto com o cliente como, por exemplo, implementação de soluções que suportam o canal balcão, telefónico (call center), Internet, entre outros canais”, conclui João Nené.

http://www.unisys.com

Dossiers-Empresas