1174 — Renault Desenvolve Uma Solução de Gestão Baseada na Família Netcool da Micromuse

Nov 25, 2002 | Conteúdos Em Português

A Micromuse, fornecedor líder de software de gestão de falhas e serviços em tempo real, anunciou que a Renault adoptou uma solução para gestão de infra-estrutura de Tecnologias de Informação baseada na Família Netcool da Micromuse. A solução reúne e consolida informação sobre eventos de vários gestores de elementos e de sistemas de informação que facilmente identificam os problemas que ocorrem no interior da empresa e que podem impedir o seu o processo de negócio. Utilizando uma interface de gestão centralizada, o sistema alerta automaticamente para eventuais falhas antes que estas ocorram e possam afectar o negócio.

Jean-Pierre Baudquin, Gestor do Departamento de Produção de Tecnologias de Informação da Renault, disse «Necessitamos de uma série de aplicações robustas que forneçam uma visão clara das infra-estruturas existentes e da disponibilidade dos processos de negócio. Precisamos de uma correlação clara e eficiente entre a informação obtida a partir das várias aplicações de gestão instaladas para diferentes plataformas técnicas e informação das bases de dados associadas, incluindo informação sobre os níveis de serviço e impacto financeiro. A tecnologia Netcool constitui uma solução flexível que consolida a informação sobre o estado das Tecnologias de Informação obtida a partir das diferentes aplicações de gestão de elementos, de forma a permitir à equipa que coordena as operações de TI direccionar a sua atenção para possíveis falhas na infra-estrutura (redes, sistemas e aplicações) antes de estas acontecerem».

Após uma análise competitiva das tecnologias disponíveis, a Renault adoptou as soluções baseadas na reconhecida aplicação Netcool/OMNIbus™ da Micromuse, o Netcool/Impact™ a família de monitores Netcool/Data Center Monitors (Netcool/DCMs) e a aplicação Netcool/Webtop™.

Trabalhando em conjunto, a solução Netcool agrupa e consolida os dados sobre o estado dos equipamentos, dos serviços e das aplicações fornecendo uma interface de gestão simples e única para as equipas de TI que operam no Centro de Operações da Renault. Isto ajuda as equipas de operações a identificar e gerir os problemas de infra-estruturas antes de causarem uma interrupção nos sistemas.

A família de monitores Netcool/Data Center Monitors serve de ponte entre os ambientes de infra-estrutura e os ambientes IBM iSeries (AS/400) e mainframe para gestão de níveis de serviço. Fornece aos operadores de IT uma vista única e simples para os sistemas de gestão de mainframes e iSeries, permitindo-lhes efectuar a identificação de falhas transversalmente às várias plataformas e manter a disponibilidade dos serviços e processos de negócio.

“Renault, tal como muitos outros fabricantes globais, está a tornar-se cada vez mais dependente de sistemas baseados nas Tecnologias da Informação e processos de negócio para assegurar eficiência no negócio diz Richard Lowe, o Vice Presidente da Micromuse para a Europa, Média Oriente e África. “Conforme a complexidade da rede cresce, também cresce o custo e importância da gestão da infra-estrutura das TI. A tecnologia Netcool da Micromuse ajuda a conduzir a eficiencia operacional fornecendo uma visualização completa da infra-estrutura da empresa, e consequentemente ajudando pequenas equipas a gerir múltiplos sistemas e serviços.”

Dossiers-Empresas