1221 — Sinfic com modelo de gestão estratégico

Nov 29, 2002 | Conteúdos Em Português

Logo SinficDedicada a colocar as Tecnologias de Informação (TI’s), Gestão e Qualidade ao serviço da competitividade e flexibilidade das organizações, a Sinfic exerce um modelo de gestão estratégico assente numa rede de treze unidades de negócio autónomas .

A Sinfic actua na área de consultoria em Sistemas de Informação desde 1989. Nasceu como uma software-house, desenvolvendo Sistemas Integrados de Gestão e alargou, pouco depois, a sua actividade ao estabelecimento de parcerias tecnológicas e acordos de distribuição estratégicas.

Adoptou então uma estrutura organizacional desenvolvida a partir de Unidades Estratégicas de Negócio (UEN’s) autónomas e especializadas em competências, quer tecnológicas quer ao nível de serviços. Esta é, aliás, segundo a filosofia da empresa, «a melhor forma de responder às exigências dos mercados, dos clientes, dos parceiros e dos seus colaboradores».

Actualmente a Sinfic está presente no mercado através de treze UEN´s , lideradas por gestores de negócio com planos e orçamentos próprios. Cada gestor é autonomamente responsável por elaborar um plano de negócio com vista a maximizar os activos disponibilizados, sendo que o orçamento aprovado determina os volumes de investimento e de risco, bem como o nível de resultados.
As UEN’sBusiness Intelligence; Formação & Desenvolvimento; Internet Development; Engenharia de Software; Sistemas e Aplicações; Projectos Especiais; Entreprise Business Solutions; Infraestrutura e Segurança; Outsourcing; Software Systems Quality; Tools & Solutions; e-Competence; e Negócios África – são apoiadas por cinco Unidades de Suporte ao Negócio, que reportam à Administração: knowledge Management; Recursos Estratégicos; Marketing; Área Administrativa Financeira; e Qualidade .

Estratégicamente, o objectivo máximo da Sinfic é garantir flexibilidade, rapidez e qualidade no desenvolvimento de soluções em TI’s , capazes de potenciar a vantagem competitiva dos seus clientes.

Para tanto, assume algumas prioridades estratégicas na prossecução da sua actividade, como Cultura e Valores; Flexibilidade e Agilidade; Qualidade; Ritmo de crescimento; Internacionalização; Captação de competências; Aprendizagem organizacional; Gestão do risco do negócio e Inovação Tecnológica .

Os quatro “C’s” em que sustenta o seu desenvolvimento Confiança, Credibilidade, Competência e Competitividade são conceitos vitais para os cem especialistas em Sistemas de Informação e para os dez mestrados em Gestão de Empresas e Sistemas de Informação , sujeitos a processos contínuos de formação e actualização.

Graças à sua estrutura organizacional, a Sinfic actua em múltiplos nichos de mercado, assumindo como principal vector de actuação comercial o estabelecimento de parcerias a médio prazo com os seus clientes, por forma a garantir o desenvolvimento sustentado do seu negócio.

Os seus parceiros tecnológicos são também os seus principais fornecedores, sendo de salientar os acordos com a IBM, Microsoft, Oracle, Computer Associates, Cognos, SAS, Ascential e Rational. Paralelamente à venda directa dos produtos dos seus parceiros, a Sinfic beneficia ainda da captação de competências ao nível do conhecimento especializado, que canaliza para diversificar os serviços que presta.

A penetração da empresa nos vários segmentos-alvo em que opera tem evoluído consentaneamente com a aposta que fez em três mercados alvo: Grandes Contas (Banca&Seguros), Software Houses e PME´s (Comércio e Indústria). Estes três mercados representam hoje 87% do total de vendas da empresa.

A Sinfic posiciona-se, desde 1998, entre os melhores 25% do mercado das TI’s em Portugal, tanto no que concerne a indicadores de volume de negócio como de produtividade. Segundo avançou, a sua quota no mercado das Tecnologias e Sistemas de Informação tem crescido desde 1996, dado que o seu volume de negócio tem, neste período de tempo, tido um crescimento superior à média do mercado. Desde essa altura, a empresa apresenta taxas de crescimento consecutivas de cerca de 20% .

Por Gabriela Costa
([email protected])

 

2002-11-21

http:www.sinfic.pt
http://www.sinfic.pt

Em Foco – Projecto