1328 — Conceitos de CRM consolidam-se em Portugal

Dec 4, 2002 | Conteúdos Em Português

O 4º Salão Profissional de Call Centers e CRM Solutions mostrou a evolução positiva que o mercado português tem vindo a sofrer nesta matéria. É esta a convicção de Luís Brites, director geral em Portugal do Card Protection Plan, ao afirmar “hoje os conceitos estão consolidados”.

Questionado sobre o balanço do primeiro dia da acção sobre “Os Contact Centers da Nova Geração: as Evoluções Tecnológicas”, Luís Brites assegura que “não podia ser mais positivo”. A principal constatação é que “os conceitos estão consolidados”, uma mudança notória face àquilo que se verificava há três anos atrás, quando ainda existia “uma grande confusão” sobre o que era o CRM . “Esta realidade levou a que se cometessem muitos erros, uma vez que sem conceitos consolidados, acabavam por registar-se muitos investimentos que não alcançavam o retorno esperado”.

Depois da consolidação dos conceitos, Luís Brites identifica como próximo passo a dar a materialização dos projectos, lembrando com satisfação que “o mercado dos call centers e do CRM em Portugal não está em retracção”. Falta, portanto, a experiência prática, uma vez que em termos de conceitos, “não estamos muito longe dos nossos colegas estrangeiros”, sublinha o profissional.

A principal dificuldade apontada neste momento é o facto destas aplicações só estarem praticamente disponíveis nas grandes empresas, deixando de fora as organizações de menor dimensão. Para que esta situação se altere “é necessária e fundamental a ajuda dos media ”, defende.

2002-12-04

Dossiers-Dossiers Especiais