Clientes terão acesso a um completo ambiente aberto de desenvolvimento de software para construção de produtos técnicos de software e de e-business on demand.
Lisboa, 9 de Dezembro de 2002 – A IBM e a Rational Software Corporation acabam de anunciar a conclusão de um acordo definitivo para a IBM adquirir a equidade da Rational a um valor de aproximadamente 2.1 mil milhões de euros em dinheiro ou de 10.50 euros por acção.
A Rational fornece ferramentas de padrões abertos, as melhores práticas e serviços para o desenvolvimento de aplicações de negócio e para a construção de serviços e de produtos de software, incluindo software embebido em dispositivos tais como telefones celulares e sistemas médicos.
A partir daqui, a IBM irá fornecer um ambiente completo de desenvolvimento de software para empresas que queiram integrar os seus processos de negócio e a infra-estrutura de software em toda a sua empresa, com fornecedores, clientes e empregados. Passo que requer a integração de gestão de dados, gestão de sistemas, colaboração, transacção e middleware de integração de processos de negócio e desenvolvimento de software. A aquisição da Rational irá reforçar a liderança da IBM em cada um destes segmentos, incluindo no desenvolvimento de software, bem como consolidar o compromisso da IBM com a indústria de padrões abertos. Esta aquisição é um elemento importante na estratégia de e-business on demand (negócio electrónico a pedido) da IBM.
Tanto a indústria de software, como os clientes empresariais e os programadores procuram, cada vez mais, software baseado em padrões abertos e que permitam integração – integração de aplicações de negócio ao longo da empresa e na cadeia de valor dos clientes e dos fornecedores, declara Steve Mills, Vice-presidente da IBM e responsável pelo Grupo de Software da IBM. Este é um aspecto importante da estratégia On Demand da IBM. A Rational vem dar suporte ao que a IBM faz de melhor, que é fornecer o software de infra-estrutura e as ferramentas de software que ajudam os clientes a criarem um ambiente de desenvolvimento completo de software. Este acordo vem alargar a capacidade da IBM de apoiar os clientes no futuro do on demand com ferramentas construídas em padrões da indústria, de forma a desenvolver, integrar e gerir os seus processos de negócio.
A Rational fornece uma plataforma de desenvolvimento de software que pode melhorar a velocidade, a qualidade e a previsibilidade dos projectos de software. Noventa e oito das empresas do ranking Fortune 100, incluindo a IBM, utilizam ferramentas e serviços da Rational. A IDC estima que a oportunidade de mercado para o software de desenvolvimento aplicacional cresça cerca de 9 mil milhões de euros em 2002 para cerca de 15 mil milhões de euros em 2006.
Para Michael Devlin, CEO e um dos fundadores da Rational Software, a Rational ajuda os programadores de software de todo o mundo a desenvolverem software mais rapidamente, com menor risco e proporcionando um maior retorno do investimento, acrescentando ainda que a combinação da Rational e da IBM é prolongamento lógico do que tem sido uma relação de 20 anos bastante benéfica, e irá alargar significativamente o nosso progresso em segmentos de clientes e mercados fundamentais.
Com sedes principais em Cupertino, na Califórnia e em Lexington, no estado norte-americano de Massachusetts, a Rational tem mais de 3.400 empregados e clientes em 89 países. A Rational calcula que mais de 600.000 programadores de software utilizam as suas ferramentas de software. A IBM tenciona juntar os colaboradores e as operações de negócio da Rational ao seu grupo de software, criando uma nova unidade e uma quinta marca, a juntar-se ao WebSphere, à Lotus, à Tivoli e ao DB2. Quando esta aquisição estiver terminada, Mike Devnil ocupará o cargo de director da nova unidade e irá reportar a Steve Mills.
Analistas da indústria deram a conhecer que empresas que utilizam o software Rational, têm visto retorno de investimento na ordem dos 200% como resultado de um aumento da produtividade e da qualidade aplicacional, bem como tempos de testes e ciclos de desenvolvimento reduzidos. A IBM tem vindo a utilizar o software Rational desde 1985.
A Rational fornece o mais completo suporte para desenvolvimento de aplicações empresariais em J2EE, .NET, Linux e noutras plataformas para dar suporte ao desenvolvimento de soluções nas plataformas de software e de hardware elegidas pelos clientes. As ferramentas da Rational são também utilizadas para construir software técnico, produtos de software comercial e software para dispositivos incorporados e sistemas em tempo real, tal como pagers, telefones celulares, dispositivos médicos, sistemas de controle de tráfico aéreo e sistemas de protecção governamental.
Assim que a aquisição estiver completa, a IBM pretende:
– Disponibilizar e comercializar as ofertas de desenvolvimento aplicacional da Rational em todo o mundo, através da força de vendas da Rational, que se tornará parte da equipa de vendas da IBM;
– Integrar mais estreitamente os produtos da Rational com os produtos de software da IBM;
– Continuar o investimento da Rational no suporte às tecnologias de padrões abertos que apoiam uma variedade de plataformas, incluindo Unix, Windows e outras;
– Acelerar o investimento nos produtos Rational para dar melhor suporte às exigências emergentes dos actuais clientes, integradores de sistemas (SIs) e vendedores de software independentes (ISVs).
Esta aquisição está sujeita a habituais condições de encerramento, tais como aprovações regulares governamentais e dos accionistas da Rational.
Sobre a IBM
A IBM é a maior empresa de tecnologias de informação a nível mundial, com 80 anos de liderança no apoio à inovação do negócio. A IBM Software disponibiliza um vasto leque de middleware e de sistemas operativos para todos os tipos de plataformas computacionais, permitindo aos clientes tirarem total vantagem da era do e-business. A forma mais rápida de obter informação sobre o software da IBM é através de www.software.ibm.com.
Sobre a Rational Software Corporation
A Rational Software fornece uma plataforma de desenvolvimento de software que aumenta a velocidade, qualidade e previsibilidade dos projectos de software. Integrada na Rational, a solução do ciclo de vida combina as melhores práticas de engenharia de software, as ferramentas líderes de mercado e os serviços profissionais. Noventa e oito das 100 mais empresas do ranking da Fortune confiam nas ferramentas e nos serviços da Rational para construírem mais rapidamente e melhor software. Esta plataforma aberta é alargada pelos parceiros que fornecem mais de 500 produtos e serviços complementares. Fundada em 1981, a Rational é uma das maiores empresas de software a nível mundial, com receitas na ordem dos 689 mil milhões de euros nos doze meses precedentes a 31 de Março de 2002, tendo mais de 3.400 empregados em todo o mundo. A Rational é membro da S&P 500 Index e um componente do Nasdaq-100 Index®. Informação adicional disponível em www.Rational.com e em www.theRationaledge.com.
IBM, WebSphere, Tivoli, Lotus e DB2 são marcas registadas da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos, noutros países ou em vários. Todos os outros nomes de empresas, produtos ou serviços poderão ser marcas registadas ou marcas de serviços de terceiros.
Com respeito a esta fusão, a Rational irá apresentar, com a Securities and Exchange Comission (SEC), uma procuração e outros documentos relevantes relativamente à transacção. Os accionistas da Rational terão prioridade na leitura da procuração e qualquer outro documento relevante preenchidos com a SEC, assim que estes estiverem disponíveis, já que ambos contêm informação importante. Investidores e outros interessados poderão obter cópias gratuitas da procuração e de outra documentação relevante assim que esta for disponibilizada, contactando o Investor Relations, Rational, 18880 Homestead Road, Cupertino, CA 95014 (Telefone: (408) 863-9900). Complementarmente, os documentos preenchidos com a SEC e pela Rational estarão gratuitamente disponíveis através do site da SEC em www.sec.gov.
Informação relacionada com a identidade das pessoas que possam, segundo as regras da SEC, ser consideradas participantes na solicitação dos accionistas da Rational relativamente à transacção, e dos seus interesses na solicitação, será dada a conhecer numa procuração que será preenchida pela Rational com a SEC.
Declarações de carácter de previsão
Com excepção da informação histórica aqui contida, as declarações constantes deste comunicado podem constituir afirmações com carácter de previsão no contexto do Private Securities Litigation Reform Act de 1995 dos Estados Unidos. Estas declarações não são promessas nem garantias, mas envolvem um determinado número de riscos, incertezas e outros factores que poderão originar resultados efectivos para diferir essencialmente destas declarações de carácter de previsão tornadas públicas, incluindo, sem qualquer limitação, o risco de que a união poderá não ser consumada atempadamente, riscos relacionados com as relações dos empregados e outros riscos relacionados com a IBM e com a Rational e as suas respectivas operações que são detalhadas nas apresentações periódicas da SEC sobre a IBM e a Rational, incluindo as mais recentes no Form 10-K.
http://www.ibm.pt
Dossiers-Empresas