1450 — Acordo entre fabricantes e ONU para reciclagem de telemóveis

Dec 13, 2002 | Conteúdos Em Português

Os principais fabricantes de telemóveis assinaram, ontem, uma declaração de cooperação com o Programa de Meio Ambiente da ONU, através da Convenção de Basileia. O acordo, feito em Genebra, prevê que os telemóveis sejam reciclados, após terminarem o seu ciclo de vida, que dura em média três anos.

Os fabricantes que apoiaram a iniciativa proposta pelo sector da telefonia móvel foram: a LG, a Matsushita (Panasonic), a Mitsubishi, a Motorola, a NEC, a Nokia, a Philips, a Samsung, a Siemens e a Sony Ericsson.

Com pouco mais de 10 anos de existência, a indústria de telemóveis teve um volume de vendas de 380 milhões de unidades apenas em 2001.

A Convenção de Basileia, actualmente ratificada por 152 países, é uma acordo global para resolver questões relacionadas com os resíduos perigosos. A Convenção de Basileia, com sede em Genebra, fornece aos países aderentes apoio a vários níveis, tais como, ajudas na adequação da legislação dos países aos acordos globais, como neste caso específico dos telemóveis.

2002-12-13

http://www.unep.org/

Notícias – Indústria