1594 — APC Portugal com aplicações específicas na protecção de dados

Dec 30, 2002 | Conteúdos Em Português

Logo APCA APC Portugal, a actuar na área de protecção global de dados, dispõem de uma gama de produtos com aplicações específicas. As soluções que desenha são concebidas em função de quatro grandes área de negócio: business network, service providers, home-offices e data centers .

instalações APCA APC, American Power Conversion, foi fundada em 1988 nos Estados Unidos, dedicando-se a sistemas de protecção da alimentação eléctrica e informática.

A sua presença em Portugal, desde 1998, surgiu no âmbito de uma «estratégia de complementaridade», através da qual procurou «manter a sua liderança, em países onde era fundamental cobrir novas áreas de negócio», como salienta Maria de Lurdes de Carvalho, directora geral da APC. Até então a multinacional cingia-se ao fornecimento de infra-estruturas de pequenas redes, passando, desde 98, a abranger áreas como as infra-estruturas dos grandes data centers .

No nosso País, a empresa constituiu-se a partir da aquisição da Silcon – Power Electronics (que já actuava no mercado nacional), fabricante dinamarquês especializado em equipamentos de grande porte.

Na opinião de Maria de Lurdes de Carvalho, na ocasião a APC Portugal pretendia «garantir a sua estratégia de fornecedor global», de modo a suportar todas as necessidades dos clientes ao nível da protecção de alimentação eléctrica e informática, «beneficiando de toda uma estrutura que já conhecia o mercado, não só ao nível dos produtos mas dos recursos humanos comerciais e técnicos».

No entender da directora geral da empresa em Portugal, um dos maiores factores de diferenciação da APC é perceber as necessidades dos clientes para, em função delas, adaptar a tecnologia de que dispõe. Como esclarece, «esta visão permite-nos adaptar rapidamente a nossa estratégia de abordagem, desenvolvendo soluções específicas para cada uma destas áreas».

Actualmente a empresa está presente em 120 países, entre subsidiários e parceiros, apresentando uma facturação, a nível mundial, na ordem dos 1,5 mil milhões de euros.

Os resultados da APC Portugal não podem ser divulgados, já que se trata de uma empresa cotada na Bolsa, mas segundo Lurdes de Carvalho o posicionamento da empresa no mercado português estabelece-se «indiscutivelmente no lugar cimeiro, dentro desta área». Na sua opinião, os principais factores diferenciadores da empresa são a capacidade de inovação a nível tecnológico e as parcerias que tem vindo a estabelecer.

A APC Portugal conta com cinco parceiros na área da distribuição informática, numa perspectiva de negócio transaccional e com três parceiros no canal do “hide power”, ao nível do negócio com envolvimento com o cliente final.

Gabriela Costa

2002-12-30

http://www.apcc.com

Em Foco – Empresa