A Ericsson apresentou recentemente as vantagens da aplicação da Internet da nova geração na área da emergência médica. Numa demonstração com uma ambulância realizada na sua sede em Estocolmo, a empresa evidenciou as potencialidades da tecnologia IPv6 através da transmissão de informação médica vital, integrando dados, voz e vídeo, utilizando o roaming entre os sistemas 2G e 3G e redes locais sem fios.
Graças à utilização integrada das tecnologias IPv6, 3G (UMTS/WCDMA) e Multi-acesso o médico pode observar o estado do paciente enquanto este se desloca para o hospital.
O sistema de emergência médico Guardian Angel transita entre os diferentes tipos de acesso a redes de forma automática, por forma a optar pelo melhor acesso disponível em determinada localização. Recorrendo aos equipamentos adequados, os médicos podem observar o paciente que está a ser transportado numa ambulância, verificar a pulsação cardíaca e a pressão sanguínea, utilizando redes móveis GSM/GPRS ou UMTS/WCDMA. Quando a ambulância chega ao hospital, é possível mudar automaticamente a ligação do sistema para um hot spot da rede WLAN do hospital.
Além disso, o fluxo de dados pode utilizar paralelamente interfaces de rede separadas, o que permite, por exemplo, a utilização em paralelo dos canais GSM/GPRS ou UMTS/WCDMA para transmitir dados vitais, caso o WLAN não ofereça confiança suficiente.
A combinação das tecnologias Ipv6, 3G e Multi-acesso foi feita nesta demonstração com o objectivo de evidenciar as vantagens da integração de serviços móveis.
O evento, que contou com a presença de representantes da União Europeia, foi considerado pela Ericsson como «um passo importante em direcção à visão dos utilizadores móveis estarem Always Best Connected». De referir que a Ericsson fornece soluções para operadores de comunicações de Internet Móvel e Banda Larga em mais de 140 países.
A iniciativa enquadra-se no âmbito da Revisão Final do projecto da União Europeia IPv6 Wireless Internet Initiative 6WINIT , que visa validar a introdução da nova Internet Móvel na Europa, e resulta de um esforço conjunto da Universidade Hospital de Tübingen, Universidade de Stuttgart Computer Center, Universidade de Bremen, University College London e da Ericsson .
Liderado pela University College London, o 6WINIT arrancou no início de 2001 com um consórcio que inclui operadores, fornecedores, organizações de pesquisa, hospitais e universidades. O objectivo é promover «laboratórios operacionais de teste europeus para planear, construir e demonstrar uma rede móvel com capacidade IPv6 ponta-a-ponta».
Gabriela Costa
2003-03-10
http://www.6winit.org
Em Foco – Projecto