1757 — Ericsson demonstra potencialidades de IPv6 ao serviço da emergência médica

Mar 10, 2003 | Conteúdos Em Português

Pprojecto 6WINITA Ericsson apresentou recentemente as vantagens da aplicação da Internet da nova geração na área da emergência médica. Numa demonstração com uma ambulância realizada na sua sede em Estocolmo, a empresa evidenciou as potencialidades da tecnologia IPv6 através da transmissão de informação médica vital, integrando dados, voz e vídeo, utilizando o roaming entre os sistemas 2G e 3G e redes locais sem fios.

Logo Ericsson
Graças à utilização integrada das tecnologias IPv6, 3G (UMTS/WCDMA) e Multi-acesso o médico pode observar o estado do paciente enquanto este se desloca para o hospital.

O sistema de emergência médico Guardian Angel transita entre os diferentes tipos de acesso a redes de forma automática, por forma a optar pelo melhor acesso disponível em determinada localização. Recorrendo aos equipamentos adequados, os médicos podem observar o paciente que está a ser transportado numa ambulância, verificar a pulsação cardíaca e a pressão sanguínea, utilizando redes móveis GSM/GPRS ou UMTS/WCDMA. Quando a ambulância chega ao hospital, é possível mudar automaticamente a ligação do sistema para um hot spot da rede WLAN do hospital.

Além disso, o fluxo de dados pode utilizar paralelamente interfaces de rede separadas, o que permite, por exemplo, a utilização em paralelo dos canais GSM/GPRS ou UMTS/WCDMA para transmitir dados vitais, caso o WLAN não ofereça confiança suficiente.

A combinação das tecnologias Ipv6, 3G e Multi-acesso foi feita nesta demonstração com o objectivo de evidenciar as vantagens da integração de serviços móveis.

O evento, que contou com a presença de representantes da União Europeia, foi considerado pela Ericsson como «um passo importante em direcção à visão dos utilizadores móveis estarem “Always Best Connected”». De referir que a Ericsson fornece soluções para operadores de comunicações de Internet Móvel e Banda Larga em mais de 140 países.

A iniciativa enquadra-se no âmbito da Revisão Final do projecto da União Europeia IPv6 Wireless Internet Initiative – 6WINIT –, que visa validar a introdução da nova Internet Móvel na Europa, e resulta de um esforço conjunto da Universidade Hospital de Tübingen, Universidade de Stuttgart Computer Center, Universidade de Bremen, University College London e da Ericsson .

Liderado pela University College London, o 6WINIT arrancou no início de 2001 com um consórcio que inclui operadores, fornecedores, organizações de pesquisa, hospitais e universidades. O objectivo é promover «laboratórios operacionais de teste europeus para planear, construir e demonstrar uma rede móvel com capacidade IPv6 ponta-a-ponta».

Gabriela Costa

2003-03-10

http://www.6winit.org

Em Foco – Projecto