1826 — Brio.Portal – Portais Organizacionais: Informação para todos

Mar 20, 2003 | Conteúdos Em Português

Logo Brio
“ Na nova economia, em que o “e” se está a transformar na forma na qual empresas de sucesso conduzem os seus negócios, não é o e-commerce nem o e-business que se tornaram propulsionador fundamental. A chave da e-economia é a e-informação”.   
                                         Yorgen Edholm, CEO e Presidente; Brio Technology   
                                       na ocasião da entrega dos 100 Data Warehouse 1999 Awards.

As grandes organizações de hoje mantêm centenas de data stores separados (bases de dados SQL, sistemas ERP e CRM, data warehouses e data marts etc.) e de aplicações que produzem milhares de relatórios diferentes numa vasta gama de formatos, sem contar com a informação produzida diariamente pelos utilizadores finais (como documentos de processamento de texto, folhas de cálculo, groupware, e-mails ou output de ferramentas analíticas, tal como cubos OLAP ).

 

As intranets organizacionais facilitam bastante o acesso à informação. Porém, a intranet típica de uma organização contem apenas uma pequena parte da informação total existente na organização. Os utilizadores vêem-se obrigados a navegar através de várias websites internas, cada uma com segurança própria, para encontrar a informação pretendida. Essa informação é normalmente mal indexada e não estandardizada entre os vários departamentos e unidades de negócios da organização. Quando o utilizador finalmente encontra a informação, não tem possibilidade de drill down a informação detalhada, update os dados, criar novos relatórios com base nesses mesmos ou de publicar os seus resultados para serem acedidos por outros utilizadores.

O problema torna-se ainda mais complicado quando o receptor da informação é uma terceira parte. Muitas empresas recolhem e consolidam regularmente informação empresarial para ser distribuída aos distribuidores, subsidiarias, parceiros e clientes, resultando num peso enorme para os departamentos de TI.

Nos últimos anos, os departamentos de TI têm concentrado os seus esforços na maneira de transformar os dados operacionais das suas organizações em informação estratégica e de distribuir essa mesma informação de forma eficiente. Infelizmente, só uma pequena parte dos administradores de TI tal como um pequeno número de utilizadores finais chegaram a tirar proveito dessas tecnologias. A grande maioria dos utilizadores finais não tem acesso às ferramentas analíticas necessárias para retirar valor empresarial dos data warehouses ou não possuem simplesmente os conhecimentos necessários para fazê-lo. Para além disso, os utilizadores finais que têm acesso à informação, só têm acesso à informação estruturada que sai de data stores estruturados, em forma de documentos, folhas de cálculo, e-mails ou outros.

Ao mesmo tempo, os utilizadores finais nunca tiveram tanta necessidade de um acesso on-demand à informação organizacional. Nas organizações descentralizadas de hoje, os utilizadores finais têm vindo a ter cada vez mais responsabilidade na tomada de decisão e estão dependentes do acesso aos dados relevantes, em regime de self-service. Para além disso, o facto de existir muita informação fora da própria empresa (subsidiárias, distribuidores, fornecedores, clientes e consumidores) vem ainda dificultar mais esta situação.

De forma a aumentar o ROI dos seus data warehouses, data marts e outras aplicações de business intelligence, as organizações devem possibilitar aos utilizadores finais o acesso personalizado e livre aos dados, tanto estruturados como não estruturados. A tecnologia que satisfaz esta necessidade é um portal organizacional (ou EIP – Enterprise Information Portal).

Os líderes em business intelligence, tal como a Brio Tecnology Inc ., reconhecem que o conceito de e-informação significa mais do que simplesmente informação “electrónica”. Significa sobretudo “informação para todos”.

Conceber produtos para os utilizadores finais que permitam simultaneamente aos departamentos de TI trabalhar com diferentes fontes de dados e diferentes métodos de distribuição e entrega tem sido o desafio que a Brio Technology tem enfrentado.

A Brio Technology (Palo Alto, Califórnia) lançou em Setembro de 1999 a mais recente versão do seu EIP (Enterprise Information Portal): Brio.Portal 6.0, o portal de informação empresarial mais instalado na industria a nível mundial. Concebido com uma arquitectura multi-tier sólida, o Brio.Portal permite às empresas cumprir com a sua promessa de e-commerce, através da entrega de informação fiável, de fácil acesso e em tempo real, independentemente do sitio onde esta estiver arquivada e da localização do utilizador. O Brio.Portal 6.0 é o único portal de informação organizacional aberto, dinâmico e escalável, com um conteúdo e interface personalizado.

O portal é um ponto de acesso seguro, personalizado, baseado em browser, para toda a infra-estrutura de informação de uma organização. Através de um portal organizacional, os utilizadores a todos os níveis da organização, podem visualizar uma enorme diversidade de reports de data marts, paginas web, documentos de texto e outros mais, navegando até a informação pretendida através do portal.

O portal empresarial oferece uma solução do tipo web ao problema da distribuição da informação, da consolidação de objectos de business intelligence criados em qualquer departamento da organização por qualquer aplicação e da sua colocação em lugar acessível, sujeito a autorização de segurança, para os utilizadores não-técnicos através da tecnologia browser convencional.

O Brio.Portal , o portal de informação organizacional da nova geração, foi especialmente concebido para permitir a todos utilizadores um acesso dinâmico, em regime de self-service, à informação organizacional.

As principais funcionalidades deste portal são:

Escalabilidade: uma solução eficiente de EIP deve ser baseada numa arquitectura multi-tier, permitir o acesso a milhares de utilizadores e apoiar os utilizadores e as aplicações numa vasta gama de plataformas desde mainframe hosts, UNIX, servidores NT a desktops e portáteis .
Busca/Navegabilidade: tal como os portais conhecidos da web, um portal organizacional deve oferecer múltiplas formas de busca.
Segurança: uma das características cruciais de um portal empresarial é o reforço à segurança para os milhões de objectos de informação que podem ser acedidos. A maior parte dos objectos de BI estão munidos com um nível de segurança quando estão a ser produzidos. O portal tem que ser capaz da integração plug-and-play com esquemas de autenticação existentes. As medidas de segurança do portal permitem aos utilizadores entrar no sistema (login) e aceder a toda a informação para as quais eles estão autorizados. 
Execução dinâmica: o portal deve possibilitar a execução de reports a partir de sistemas de produção ou bases de dados em tempo real, permitindo aos utilizadores o acesso à informação mais actualizada.
Fácil utilização: uma das maiores vantagens do portal é de permitir a utilização a utilizadores não especialmente formados.
Fácil administração: a facilidade de utilização estende-se às ferramentas utilizados pelos departamentos de TI e power users para criar relatórios, arquivar e indexar informação organizacional no repositório e de administrar o repositório.
Apoio à extranet (extranet support): uma das funcionalidades mais importantes do portal é a sua capacidade de funcionar dos dois lados do firewall organizacional. Isto permite a organização abrir o seu repositório de informação de negócios a utilizadores móveis, clientes, distribuidores, parceiros e qualquer outra parte que tenha necessidade de aceder à informação. Este intercâmbio livre de informação é um factor fundamental para o e-commerce organizacional.
Personalização: para permitir acesso self-service à informação, o portal tem que permitir a personalização pelo utilizador final.

www.brio.com

Dossiers-Dossiers Especiais