1940 — ORACLE E-BUSINESS SUITE ENTRA EM PRODUÇÃO NO IEFP: MAIOR RIGOR ORÇAMENTAL E OPTIMIZAÇÃO DO FLUXO DE TRABALHO

Apr 7, 2003 | Conteúdos Em Português

Logo Oracle
· A instalação desta solução vem reduzir drasticamente os custos de administração dos sistemas de software e os custos operacionais

Lisboa, 1 de Abril de 2003 – A Oracle Corporation (Nasdaq: ORCL), a maior empresa de software empresarial do mundo, acaba de anunciar que a Deloitte & Touche, um membro da Oracle PartnerNetwork, implementou no Instituto de Emprego e Formação Profissional uma solução baseada no Oracle E-Business Suite .

A instalação desta solução no IEFP, um organismo público sob a tutela do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, responsável pela execução das políticas de emprego e formação profissional, vem reduzir drasticamente os custos de administração dos sistemas de software e os custos operacionais considerados demasiado elevados pelos responsáveis desta instituição.

Mas, segundo o Dr. António Oliveira, Director Financeiro e Administrativo do IEFP, os problemas surgiram também “pelo grande volume de trabalho manual existente, pela circulação da informação através de disquetes, e pela dispersão geográfica dos centros .” O recurso frequente a papel como suporte de informações apresenta-se como outro factor que impedia um fluxo de trabalho eficiente, dificultando a comunicação dos dados.

Perante este cenário, os responsáveis optaram por integrar num Sistema de Informação único – que estivesse em conformidade com o Plano Oficial de Contabilidade Pública – todos os sistemas contabilísticos, nomeadamente, o Orçamental, o Administrativo, o Patrimonial e o Analítico .

Neste momento, “o IEFP substituiu já muitos dos seus sistemas proprietários por módulos do Oracle E-Business Suite. Esta solução permite a utilização da tecnologia mais avançada baseada na Web contendo todos os benefícios próprios do interface gráfico da arquitectura cliente-servidor, mas sem os custos e a complexidade inerentes à instalação e manutenção do software cliente em cada posto de trabalho dos cerca de 700 utilizadores”, salienta Filipe Simões de Almeida, da Director da Deloitte & Touche .

Com a implementação dos módulos financeiros do Oracle E-Business Suite (Oracle General Ledger , Oracle Payables, Oracle Receivables, Oracle Assets, GAT, Oracle Cash Management, Oracle Purchasing e Oracle Inventory) os responsáveis do IEFP esperam conseguir a disponibilização imediata da informação online, a optimização dos processos, a possibilidade de tomadas de decisão mais rápidas e um maior controlo e rigor orçamental. Para o futuro, está já previsto fazer com que esta base aplicacional abranja outras áreas de negócio.

Sobre a Deloitte & Touche
A Deloitte & Touche é a Number One Firm de serviços profissionais em Portugal. Conta com mais de 1.400 profissionais motivados para exceder as expectativas dos seus clientes. Está integrada na rede internacional Deloitte Touche Tohmatsu. Esta rede de firmas, presente em 140 países, conta com 98 mil profissionais e registou uma facturação de mais de 12.500 milhões de dólares em 2002.

Sobre o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) criado em 1979 é um organismo público, sob tutela do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, ao qual compete a execução das políticas de emprego e formação profissional, definidas e aprovadas pelo governo. Os serviços centrais estão sediados em Lisboa, e as 5 Delegações Regionais, distribuídas pelo país, enquadram 86 Centros de Emprego, 31 Centros de Formação Profissional de Gestão Directa, 1 Centro de Reabilitação Profissional e 7 Centros de Apoio à Criação de Empresas.

Sobre o Oracle PartnerNetwork
O Oracle PartnerNetwork é uma rede de global de mais de 12.000 empresas que disponibilizam soluções de software empresarial inovadoras baseadas no software Oracle. Através do acesso às versões mais actualizadas dos produtos, formação, serviços técnicos, suporte de marketing e vendas, o Oracle PartnerNetwork disponibiliza aos seus parceiros os recursos de que necessitam para terem sucesso na actual economia Internet. Os parceiros Oracle ficam habilitados para oferecerem aos seus clientes soluções líderes apoiados pela posição da Oracle como a maior empresa de software empresarial do mundo.

Sobre a Oracle
A Oracle é a maior empresa de software independente do mundo.

Marcas comerciais
Oracle é uma marca registrada da Oracle Corporation.

http://www.oracle.pt

Dossiers-Dossiers Especiais