1990 — Setenta por cento das empresas da Fortune 500 não têm relatórios financeiros detalhados

Apr 24, 2003 | Conteúdos Em Português

De acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC), mais de 350 empresas listadas na Fortune 500 ainda não divulgam relatórios detalhados das suas práticas contabilísticas. Numa altura em que a exactidão dos relatórios financeiros está na ordem do dia, algumas empresas estão a apostar em soluções de business performance management para cumprirem os requerimentos globais e operarem de forma mais competitiva.

Algumas empresas norte-americanas com as melhores práticas reconhecidas na elaboração de relatórios financeiros, como a Wachovia, a Sola International e a Zebra Technologies estão a utilizar aplicações de business performance management para acelerar a consolidação e a certificação de dados internos.

De acordo com a Parson Consulting, estas práticas podem configurar vantagens competitivas na medida em que as empresas que reduzam o ciclo de elaboração de relatórios financeiros face à concorrência obtêm uma melhoria de 15,5 por cento em média no seu rácio preço/lucros .

“Os investidores favorecem as empresas que consigam elaborar os seus relatórios financeiros de uma forma rigorosa e atempada, pois encaram isso como um sinal da vitalidade da própria companhia. Os nossos estudos demonstram que muitas empresas ainda necessitam de efectuar alterações significativas para melhorar a qualidade da informação referente às suas práticas contabilísticas,” referiu Rick Fumo, vice presidente da Parson Consulting.

Os governos mundiais continuam a aumentar o nível de exigência dos relatórios corporativos que resultou em reformas como o Sarbanes-Oxley Act e o IAS 2005. A Hyperion, um fabricante norte-americano de soluções de business performance management , estima que as empresas norte-americanas irão gastar cerca de 1400 milhões de euros para estarem em conformidade com estas reformas.

As aplicações de business performance management permitem a gestão remota via web e aumentam a rapidez e a precisão da consolidação de resultados corporativos, na medida em que centralizam o processo de obtenção dos dados dispersos pelas várias ferramentas empresariais.

Filipe Samora
2003-04-24

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE