2007 — Web services já são norma nas empresas norte-americanas, conclui Gartner Group

Apr 30, 2003 | Conteúdos Em Português

O Gartner Dataquest concluiu que os web services têm já uma adesão significativa nas empresas norte-americanas, “embora os utilizadores não tenham entendido o conceito na sua globalidade”. Este relatório revela que, com 86 por cento, o XML (Extensible Markup Language) leva clara vantagem sobre protocolos como SOAP (Simple Object Access Protocol), WSDL (Web Service Definition Language) e UDDI (Universal Description, Discovery and Integration).

De forma surpreendente a adopção dos web services por parte dos integradores in-house caiu 10 por cento entre Agosto de 2002 e Fevereiro de 2003, enquanto o uso de web services por integradores de soluções B2B aumentou 8 por cento. O Gartner Dataquest justifica estes números com o facto da maturidade dos web services já ter ultrapassado a fase dos projectos piloto intra-empresariais.

O Gartner conclui, no entanto, que, na perspectiva do utilizador, a reengenharia de processos de negócio é ainda o desafio mais importante na implementação de web services, em especial para as grandes empresas. A integração interna com as aplicações e os processos existentes é a funcionalidade mais comum nos web services, seguida de perto pela segurança, personalização e gestão do conteúdo web.

Filipe Samora
2003-04-30

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE