2010 — Nova versão ERP da Primavera Software para a Administração Pública

Apr 30, 2003 | Conteúdos Em Português

Logo ExposisA ExpoSIS, especialista na implementação de sistemas de informação nas pequenas e médias empresas (PMEs) e parceiro empresarial da Primavera Software, vai distribuir a nova versão 3.0 do ERP da Linha Empresarial da Primavera. Esta versão fornece soluções flexíveis e robustas para organizações de maior dimensão e organismos da Administração Pública e estará disponível no mercado a partir de Maio.

Com a concepção da versão 3.0 do ERP da sua Linha Empresarial a Primavera aposta no desenvolvimento de uma solução «inovadora e bem adaptada à realidade das organizações». Segurança, integração, extensibilidade, riqueza funcional, automatismo, especialização de funções, intuitividade e operacionalidade do software são as principais características do v3.0 do ERP Primavera, segundo o comunicado divulgado.

Com novas funcionalidades comuns a todos os módulos e interfaces gráficos renovados, a v3.0 inclui o VBA (Visual Basic for Applications) em todas as aplicações, oferecendo mais mecanismos de extensibilidade que permitem adaptar o software às necessidades de cada organização. A nova plataforma permite automatizar processos, partilhar informação entre todos os módulos e pré-definir fluxos de documentos. Além disso, permite a personalização por utilizador com a inclusão de um navegador e a utilização de um visual do tipo Windows XP.

Plataforma tecnológica
A v3.0 do ERP Primavera foi dotada de uma nova plataforma de tecnologia mais robusta e flexível. As tecnologias COM (Component Object Model) e a arquitectura Windows DNA2000 foram amplamente potenciadas em relação à versão anterior. A informação nas bases de dados é agora contínua e os métodos de acesso foram revistos com ganhos de performance na ordem dos 25%.

Visual Basic for Applications
O VBA que na anterior versão do ERP Primavera estava disponível apenas na Gestão Comercial, passa agora a estar disponível em todas as aplicações ao nível das tabelas. O VBA é também usado de forma sistemática no desenho de Formulários, Separadores e Funções do utilizador.

Formulários e separadores do utilizador
A extensibilidade do modelo de dados da v3.0 foi amplamente melhorada. Uma das melhorias é a possibilidade de usar o VBA para desenhar os formulários de edição de registos em Tabelas do utilizador. É ainda possível introduzir código VBA em cada um dos campos, bem como associar código a qualquer controlo que se introduza.

Funções do utilizador
Esta nova funcionalidade, disponível em todos os módulos, permite ao utilizador executar de modo muito simples tarefas cuja frequência justifique a criação de automatismos. As funções a construir podem ser de diversos tipos:
· E-mail – Permite o envio de correio electrónico;
· SMS – Permite o envio de mensagens SMS;
· Mapas do Utilizador – Permite executar e visualizar Mapas de Utilizador;
· Stored Procedures – Permite executar procedimentos armazenados na base de dados;
· Macros VBA – Execução automática de uma macro;
· Querys SQL – Execução automática de querys SQL.

Automatização e pré-definição de processos por utilizador
Esta funcionalidade permite automatizar as mais complexas tarefas da organização. Recorrendo a um editor de processos incluído, é possível desenhar os vários fluxos de operações (funções) que se pretenda sejam executadas, mediante determinadas condições. Na definição do fluxo é possível definir os parâmetros que são necessários para cada passo (Função do utilizador) bem como os resultados do mesmo. Por exemplo: definir um processo de facturação, em que um dado utilizador quando introduz uma nova factura, vê a sua operação confirmada e autorizada por outro e no fim um e-mail é enviado a um terceiro utilizador.

Menus e Navegador
Através do navegador, todo o ambiente de trabalho pode ser personalizado para cada utilizador. O navegador pode ser o ponto de partida para:
· Visualizar e manipular listas de registos;
· Lançar um programa externo (Ex. Word, Excel);
· Aceder directamente a um documento;
· Aceder directamente a uma página Web;
· Lançar uma opção do menu da aplicação;
· Lançar um processo do utilizador;
· Lançar uma função do utilizador.

Segurança melhorada
A segurança de acesso à informação da v3.0 foi também reforçada. As novidades são:
· Permissões sobre as Tabelas de Utilizadores;
· Permissões sobre os Campos de Utilizador;
· Permissões de Dados (Ex. Um utilizador pode emitir facturas com uma dada série e outro não);
· Permissões nas novas funcionalidades introduzidas.

A par das alterações introduzidas a nível global, todos os produtos sofreram alterações e foram introduzidas novas funcionalidades, como:

Gestão Comercial
Módulo especifico para tratar Inventários de Stocks;
· Fluxo documental de rastreabilidade;
· Gestão de devoluções;
· Níveis de autorização;
· Gestão de cobranças;
· Tratamento de retenções;
· Integração das vendas e compras no Imobilizado;

Recursos Humanos
· Tratamento de fundos de pensão;
· Tratamento das ausências prolongadas;
· Ligação às Contas Correntes;
· Estrutura organizacional;
· Repartição por classificação orgânica;

Contabilidade
· Introdução e consultas multi-ano;
· Consolidação de contas;
· Pagamento de impostos integrado com as Contas Correntes;

Imobilizado
· Processamentos contínuos e consultas multi-ano;
· Controlo de processos;
· Ligação à Contabilidade por funções

2003-04-30

http://exposis.pt

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA