2036 — e – saúde – 12 e 13 de Maio, Fundação Calouste Gulbenkian

May 6, 2003 | Conteúdos Em Português

Logos APDSI e ADTA APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação e a ADT – Associação para o Desenvolvimento da Telemedicina realizam, nos próximos dias 12 e 13 de Maio, a conferência “e-saúde: O que o sector da saúde em Portugal tem a ganhar com o desenvolvimento da SI”. O evento tem lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

A Sessão de Abertura do ‘e-saúde’ estará a cargo de Luís Filipe Pereira, Ministro da Saúde. A manhã do dia 12 integra a apresentação das duas associações envolvidas nesta iniciativa – APDSI e ADT – e um case study centrado no conceito de ‘e-saúde: Uma perspectiva integrada da informação’.

Na parte da tarde, Ana Aleixo, do Hospital S. Francisco Xavier, preside a um painel composto por vários testemunhos sobre como a telemedicina melhora o acesso aos cuidados de saúde e a rapidez de diagnóstico e reduz a inconveniência e o risco. Uma análise da reacção de profissionais e utentes à telemedicina, agendada para as 14h30. O painel ‘Relação do Cidadão com o Sistema de Saúde (orientado para o utente)’ inclui ainda uma Mesa Redonda dedicada a estes temas, com moderação de Ana Aleixo .

No 2.º dia de conferência, a manhã será preenchida com um painel orientado para a administração do sistema, intitulado ‘Mudar a Máquina da Saúde’. Em causa estará o modo como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC ) são indutoras de mudança organizacional e contribuem para melhorar o funcionamento das instituições e do sistema e facilitar a vida a profissionais e utentes.

Luís Manuel Cunha Ribeiro, presidente do CA do INEM , preside às apresentações e Mesa Redonda inerentes a esta temática.

A partir das 14h30 as ‘Práticas Clinicas’ estarão em debate num painel orientado para os profissionais, que inclui testemunhos sobre como a telemedicina facilita o relacionamento entre profissionais. Luís Gonçalves, do Hospital Distrital de Évora , preside a esta mesa orientada em torno dos resultados, vantagens e dificuldades da telemedicina.

Consulte o Programa AQUI

Inscrições online no LINK.

Gabriela Costa

2003-04-06

 


 

Início

Em Foco – Opinião