2048 — Aberdeen Group: Recuperação das vendas de software dependente do mercado das empresas de média dimensão

May 8, 2003 | Conteúdos Em Português

De acordo com um estudo recente do Aberdeen Group, o mercado das empresas americanas de média dimensão, que compreende as companhias com receitas anuais entre os 50 e os 1000 milhões de dólares, representará cerca de 50 mil milhões de dólares em vendas de software em 2005.

“A capacidade de eliminar gastos, redundâncias e falta de produtividade através da escolha de software adequado neste sector poderá ser crucial na viragem do cenário actual da economia,” refere Katherine Jones, investigadora do Aberdeen Group.

”Muitas empresas de média dimensão têm aplicações bastante ultrapassadas e irão endereçar a procura por novas soluções entre os anos de 2003 e 2005. mas embora estas empresas encarem seriamente a compra de software, não têm, contudo, o grau de sofisticação e de inteligência na escolha das melhores soluções como têm as grandes companhias,” acrescentou.

Este estudo que pretendeu fazer a radiografia da implementação de software analítico por parte das empresas norte-americanas de média dimensão concluiu que estas se debatem com problemas como a integração, onde a reintrodução repetitiva de dados conduz a perdas de produtividade e ao aumento da possibilidade de erro, e com aplicações financeiras que já não satisfazem as suas necessidades.

Mas o Aberdeen Group aponta também o dedo aos fabricantes de software: “A falta de migração de dados entre os produtos quando as empresas fazem upgrades para soluções mais robustas é um dado evidente. Regra geral, não existe um grau elevado de escalabilidade por parte dos fabricantes neste mercado, o que obriga as empresas a começar tudo de novo com uma nova plataforma quando as suas aplicações iniciais deixam de satisfazer as suas necessidades”.

Filipe Samora
2003-05-08

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE