2060 — Câmara Municipal de Lisboa inaugura Centro de Atendimento ao Munícipe

May 12, 2003 | Conteúdos Em Português

A Câmara Municipal de Lisboa inaugurou hoje o Centro de Atendimento ao Munícipe, um novo serviço centralizado de atendimento e informação que combina a linha telefónica 24 horas por dia, fax, e-mail, internet, correio e atendimento presencial. O presidente da CML, Pedro Santana Lopes, considerou esta iniciativa como uma “revolução silenciosa e tranquila no sentido de colocar a CML na linha da frente dos serviços de apoio ao munícipe”.

Pedro Santana Lopes, presidente da CML
“Este serviço de atendimento 24 horas por dia / 365 dias por ano é aquilo que uma autarquia deve proporcionar sempre, desejavelmente um dia até nas próprias juntas de freguesia. É natural que o munícipe queira saber através da sua autarquia, mesmo durante a noite, quais são os serviços a que pode recorrer e chamá-los para reparar qualquer situação de emergência. É quase um absurdo que assim não seja,” referiu Pedro Santana Lopes.

“Brevemente será possível a qualquer cidadão, através do seu telemóvel, não só obter informações sobre o andamento do seus processos na câmara como também saber quantos lugares de estacionamento há em cada parque ligado em rede ao sistema da CML,” acrescentou o autarca de Lisboa.

O presidente da CML adiantou ainda que este processo será complementado com a criação até ao final do ano de duas Lojas do Munícipe, que facultarão informações aos cidadãos sobre o andamento dos seus processos na área do urbanismo (projecto Gesturb ).

O Centro de Atendimento ao Munícipe é estruturado em quatro núcleos: atendimento presencial (das 08:00 às 20:00), um centro de atendimento 24 horas por dia (telefone, fax, internet, e e-mail), pesquisa da informação (brigadas de colectores disponíveis, farmácias de serviço, urgências hospitalares, etc.) e gestão de informação (núcleo que ao receber um pedido de informação assegura que a resposta aos munícipes é dada com celeridade e dentro dos prazos legais).

“Neste sentido, este novo serviço procura responder de uma forma eficaz às solicitações dos munícipes, quer se trate de simples pedidos de informações sobre os Serviços Municipais, sobre os requerimentos e processos dos munícipes ou encaminhamento de situações urgentes existentes na cidade de Lisboa para as brigadas de serviço nocturno,” acrescentou o director municipal de serviços centrais da CML, Mourato Testas.

Centro de Atendimento ao Munícipe:

Linha Azul : 808 20 32 32
Fax: 808 20 31 31
E-mail: [email protected]
Internet: www.cm-lisboa.pt
Morada : Campo Grande, 25, 1º, Bloco A, 1749-099 Lisboa

Filipe Samora
2003-05-12

Notícias
Em Foco – Produto