2113 — Teleca aposta em convergência e serviços de dados e conteúdos

May 30, 2003 | Conteúdos Em Português

Logo TelecaA Teleca apresentou a sua estratégia para o mercado português, que assenta na convergência das telecomunicações móveis com os Sistemas de Informação e na dinamização dos serviços móveis de dados e conteúdos. A apresentação da multinacional de integração realizou-se no dia 28, no Clube dos Empresários, em Lisboa.

Os operadores móveis são o mais importante segmento-alvo da Teleca Solutions Portugal, filial portuguesa do grupo de origem Sueca. É a pensar neles que a empresa fornece soluções como plataformas para Video Encoding & Streaming; Mobile Instant Messaging; sincronização de dados pessoais e empresariais (SyncML); desenvolvimento aplicacional para terminais móveis (Symbian e MS Smartphone); portais Multimedia e Digital Rights Management para conteúdos móveis, para além de vários serviços de MMS e Sistemas de Suporte Operacional.

A empresa posiciona-se neste segmento «na óptica da integração de soluções avançadas e inovadoras, potenciadoras do lançamento de novos serviços de valor acrescentado para os utilizadores finais» – nesta indústria, a Teleca conta com os principais operadores móveis europeus, incluindo a Vodafone, TeliaSonera, Optimus, Telenor, ‘3’ (Hutchison), Amena, Wind, Orange, Turkcell, Oniway, FranceTelecom, Sonofon e TIM .

E dedica-se ainda à integração tecnológica de soluções corporativas baseadas em comunicações móveis para a Administração Pública, Banca e mercado empresarial.

Segundo Tiago Fael, Country Operations Manager da Teleca, a equipa de profissionais portugueses contribui directamente para rede de especialistas da Teleca Internacional «na consecução de diversos projectos inovadores na Europa, USA e Ásia. Ao estarmos envolvidos na génese de algumas tecnologias inovadoras para fabricantes de equipamentos móveis, conseguimos imprimir uma dinâmica de time-to-market extremamente agressiva, com risco reduzido», conclui.

As perspectivas futuras da empresa concentram-se no desenvolvimento de soluções para operadores móveis ao nível de serviços de dados e conteúdos (em detrimento dos serviços de voz), tendo em conta a «forte tendência na dinamização» dos mesmos. Entretanto, está já a realizar projectos em operadores de 3ª Geração.

A crescente procura de sistemas de informação corporativos assentes na mobilidade é outro vector estratégico para a filial portuguesa, que mantém a aposta em soluções para a Banca, e Administração Pública, fornecendo também o sector dos Media.

O grupo Teleca trabalha com mais de 2400 colaboradores em quinze países, desenvolvendo e aplicando novas tecnologias em segmentos como operadores de telecomunicações móveis, fabricantes de dispositivos móveis, indústria financeira, administração pública e equipamentos de telecomunicações.

2003-05-30

http://www.teleca.pt

Notícias – Indústria