2261 — CompuQuali-Gfi desenvolve framework DynamicReports para automatização de relatórios

Jul 17, 2003 | Conteúdos Em Português

A CompuQuali-GFI, empresa de serviços de consultoria, formação e outsourcing na área das TIs, desenvolveu o framework DynamicReports, para automatização de relatórios baseados na tecnologia Microsoft Office. Elaborado com base na experiência dos consultores da CompuQuali-GFI em diferentes projectos de geração automática de relatórios na área da saúde, telecomunicações, financeira, indústria e militar, este framework está desenhado para se adaptar aos ambientes Microsoft actuais, .NET e Java (OpenReports).

O DynamicReports é baseado em XML e usa XSLT para transformar os dados em Workbooks Excel. Os seus componentes são totalmente configuráveis e permite aceder de forma dinâmica e personalizada a vários tipos de fontes de dados. A sua principal utilização consiste na realização de relatórios com valores estatísticos, apresentando a informação desejada sob a forma de gráficos em Excel e/ou Word. Existe ainda a possibilidade de converter os relatórios para o formato .pdf.

“A aposta no desenvolvimento do DynamicReports advém do facto de vários sistemas de informação necessitarem de produzir relatórios de carácter periódico com um resumo dos dados recolhidos”, referiu Alexandre Vieira, do departamento de Software Development & Integration da CompuQuali-GFI. “Na maioria dos casos esta tarefa é feita manualmente, podendo existir enganos e demorando bastante tempo. Com o DynamicReports os relatórios são produzidos em minutos através de wizards, com um processo isento de erros.”

Está prevista a integração do DynamicReports com o novo Microsoft Office 2003 que irá incorporar o XML nas suas aplicações.

2003-07-17

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE