2297 — Vodafone implementa sistema inovador na CP

Jul 29, 2003 | Conteúdos Em Português

VodafoneA CP e a Vodafone assinaram hoje um protocolo de cooperação para a implementação do Train Office, um novo sistema de gestão operacional, comercial e técnica de comboios de passageiros e de mercadorias, à distância e em mobilidade.

Este sistema resulta de uma parceira entre a Vodafone, que «desenvolveu especificamente para aquela transportadora ferroviária» uma solução de comunicações apoiada na utilização da tecnologia GPS e na transmissão de voz e dados suportada pela sua rede GSM; a CP, que concebeu e especificou o sistema e a Efacec, a quem competiu o desenvolvimento do software e a instalação dos equipamentos.

A implementação do sistema Train Office vai permitir à CP «optimizar a gestão operacional do seu parque de material circulante, através do conhecimento online de diversos parâmetros», como a localização e gestão da movimentação de carruagens, vagões e material motor.

Numa segunda fase, a informação sobre o material circulante será alargada, «tornando-se um verdadeiro sistema de telemetria onde poderão estar disponíveis, para além de informações técnicas sobre o estado dos veículos, informação sobre as mercadorias transportadas», como por exemplo a temperatura nos vagões frigoríficos.

Com este sistema, considerado «totalmente inovador na área dos Transportes», segundo o comunicado divulgado, a CP beneficia das potencialidades de transmissão de dados e voz das redes GSM, da cobertura da rede Vodafone em Portugal e da disponibilidade do serviço no estrangeiro.

2003-07-29

http://www.vodafone.pt

Notícias – Indústria
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA