2420 — UE apoia Internet de banda larga nas regiões desfavorecidas

Sep 4, 2003 | Conteúdos Em Português

No decurso do encontro que reuniu hoje os ministros das Telecomunicações na localidade italiana de Viterbo, a propósito da banda larga e Internet a alto débito (ADSL), o comissário europeu para as Empresas, Erkki Liikanen, declarou que a Comissão Europeia está disposta a ajudar as regiões desfavorecidas.

«Partimos de um nível baixo, mas temos registado um crescimento extremamente elevado. Entre Julho de 2002 e Julho de 2003 registámos uma taxa de crescimento de cem por cento da banda larga na EU», esclareceu, citado pela agência France Presse (AFP).

Em conferência de imprensa, Liikanen adiantou que para «as regiões desfavorecidas poderão ser utilizados os fundos estruturais». Tirando esses casos, «contamos com as forças do mercado para garantir a difusão da banda larga na maioria das regiões europeias».

O ministro italiano das Telecomunicações, Maurizio Gasparri, realçou que «o sector privado poderá investir nos próximos anos cerca de 30 mil milhões de euros» no desenvolvimento da banda larga na península, segundo estimativas do seu Governo.

O objectivo da presidência italiana nesta matéria é que a banda larga «represente o núcleo ao redor do qual será possível construir estratégias justas para relançar o sector das comunicações electrónicas», um domínio que atravessa «um período de dificuldades». A médio e longo prazo, pretende-se tornar a banda larga tão acessível como actualmente é o telefone fixo.

Segundo a AFP , a reunião de hoje deverá ter servido para preparar as linhas orientadoras do documento sobre o desenvolvimento da banda larga e utilização dos fundos estruturais, a adoptar em Novembro, durante a reunião oficial dos ministros das Telecomunicações.

2003-09-04

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria