2538 — Estruturas de pagamentos e benefícios tendem a globalizar-se

Oct 27, 2003 | Conteúdos Em Português

Mercer (Executive compensations - site)Um estudo da Mercer sobre gestão de pessoas e pagamentos nas multinacionais europeias revela que 57% das empresas estão a mudar a sua estratégia de pagamento e benefícios devido à globalização. A gestão de custos assume-se como um assunto importante nas agendas dos executivos, que colocam um foco no desenvolvimento do pessoal com experiência e competências globais.

A globalização está a surgir em força em mais de metade (57%) das empresas multinacionais europeias, inquiridas pela Mercer Human Resource Consulting com vista a uma mudança da sua estratégia de pagamentos e benefícios.
O estudo, que abrangeu 34 organizações multinacionais, concluiu que a avaliação do trabalho e a gestão dos incentivos dos funcionários, tais como pagamento base e bónus, serão a questão central nos próximos dois anos.
Mark Edelsten, european partner da Mercer, considera que «quando as empresas tornam as suas estruturas de pagamento e custos globais, tornam-se muito mais complexas. Os custos podem aumentar vertiginosamente se não forem geridos minuciosamente por toda a organização».
«A baixa inflação e uma performance corporativa pobre fizeram pressão nas recompensas financeiras deste ano. As empresas não se podem dar ao luxo de dar aos funcionários o aumento salarial que obtiveram em anos de maior lucro.
As entidades patronais necessitam agora de se enfocar nas suas estratégias de recompensa e assegurar que controlam os níveis de pagamento base. Uma das formas é compreender e definir melhor as funções de cada cargo, dado que isto ajuda a prevenir desvios nas variações e graus de salários», afirmou Mark Edelsten.

Por outro lado, «quase metade (47%) dos inquiridos considera a globalização uma das principais prioridades. O aspecto mais importante da estratégia de negócio global é fornecer e adaptar produtos globais a clientes locais. De acordo com os inquiridos, a chave reside no desenvolvimento de uma equipa com experiência e competências globais».
As empresas globais sabem que não podem efectuar uma aproximação segmentada ao negócio. Elas necessitam de pessoal com uma visão global, que possam ver como as mudanças numa área irão impactar o resto da organização», concluiu o parceiro da Mercer.

http://www.mercerhr.pt

Centro de Informação-ACTIVOS HUMANOS
Notícias – Indústria
Em Foco – Opinião