2539 — ItSMF promove melhores práticas e standards em Gestão de Serviços de TI em Portugal

Oct 27, 2003 | Conteúdos Em Português

itSMFFoi recentemente lançado em Portugal o itSMF (IT Service Management Forum), um fórum independente e sem fins lucrativos para Profissionais de Gestão de Serviços de TI, que reúne cerca de mil organizações em todo o mundo nos sectores das Tecnologias de Informação, Administração Pública, Retalho, Banca, Telecomunicações, e Grande Consumo. O itSMF visa orientar o desenvolvimento e promoção dos standards de indústria e das Melhores Práticas em Gestão de Serviços de TI .

Com o lançamento pioneiro do itSMF, que se deve «ao esforço conjunto encetado por várias empresas de diferentes sectores», Portugal passará a contar com uma rede internacional de peritos, com a qual poderá partilhar conhecimentos.

Através do acesso a esta rede de especialistas e a fontes de informação actual, o itSMF Portugal proporciona aos profissionais de TI uma forma de «lidar de uma forma eficaz com as questões da gestão de serviços de TI », auxiliando-os «a fornecer serviços de alta qualidade, através da adopção das Melhores Práticas».

Este fórum permite ainda realizar permutas profissionais entre os membros e ter acesso a workshops e fóruns (onde estarão reunidos utilizadores, fornecedores e especialistas da indústria de gestão de serviços de TI), a publicações e ao website local (www.itsmf.pt ).

O primeiro evento agendado é o Seminário de Lançamento, que vai realizar-se em Novembro, com a presença do CEO do itSMF, Aidan Lawes .

O itSMF Portugal pretende ganhar visibilidade no mercado nacional, adianta o comunicado divulgado, «apoiando os seus membros nas áreas da definição de processos de gestão, no desenvolvimento de Melhores Práticas dentro e entre as organizações, na adequação dos departamentos de TI às necessidades reais do negócio e na redução de custos na gestão de infra-estruturas de TI ».

A funcionar desde 1991, esta organização sem fins lucrativos está presente na Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Alemanha, Holanda, África do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Desde 2003, a rede alargou-se a países como a Dinamarca, Espanha, França, Japão, Noruega, Suécia, Irlanda, México, Itália, Roménia, Venezuela, China, República Checa, Hong Kong, Hungria, Índia, Malásia, Nova Zelândia, Rússia e Singapura.

Em Portugal, o itSMF foi lançado este mês, assumindo-se como um fórum «verdadeiramente independente e internacional reconhecido pelos Profissionais de Gestão de Serviços TI em todo o mundo».

Para além do seminário de lançamento, está já prevista a realização de um Congresso anual, que irá decorrer no nosso País, em Abril de 2004 .

2003-10-27

Início

Em Foco – Empresa