2548 — Emissões das antenas de comunicações vão ser medidas em Cascais

Oct 29, 2003 | Conteúdos Em Português

ITEM (Instituto das Telecomunicações)Foi hoje estabelecido o protocolo de instalação de uma rede de monitorização remota de campos electromagnéticos no Concelho de Cascais. O sistema, conhecido por Projecto ITEM, visa disponibilizar ao público informação relevante sobre os níveis de exposição a campos electromagnéticos, designadamente o que é gerado pelas antenas de comunicações.

O sistema de monitorização remota de campos electromagnéticos agora implementado em Cascais foi desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicações, com o apoio da Vodafone. A Câmara Municipal de Cascais colabora na instalação das infraestruturas necessárias à concretização desta iniciativa pioneira, «consciente das preocupações quanto aos efeitos dessas emissões».

António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Carrapatoso, presidente da Vodafone e Carlos Salema, presidente do Instituto de Telecomunicações assinaram hoje o protocolo que formaliza o projecto.

Luís Correia, do Instituto Superior Técnico e Instituto das Telecomunicações , fez uma demonstração do sistema, apresentando os resultados já obtidos.

O Projecto ITEM surgiu «no contexto de uma crescente preocupação sobre eventuais efeitos da emissão electromagnética emitida pelas antenas dos sistemas de comunicações». Uma equipa do Instituto de Telecomunicações, pólo de Lisboa, no Instituto Superior Técnico , tem vindo a desenvolver trabalho nesta matéria «há bastante tempo».

A Vodafone colabora com o projecto no quadro das políticas de apoio nacionais e internacionais, (à escala do seu grupo), às investigações sobre os impactos das radiações electromagnéticas.

Segundo a operadora, para avaliar objectivamente estes efeitos, é necessário «quantificar os níveis de emissão electromagnética a que a população está exposta», para depois os comparar com «os limites de segurança estabelecidos por organismos internacionais».

«Até agora, esta informação não estava disponível em Portugal de forma aberta», adianta ainda, o que constitui «uma das lacunas a que o projecto pretendeu responder, através da realização de campanhas sistemáticas de medidas ao longo do País».

Para conhecer os resultados da monitorização sistemática em locais públicos portugueses e aceder a informação técnica específica e informação sobre a exposição às emissões electromagnéticas proveniente dos sistemas de comunicações móveis, consulte o Link .

2003-10-29

http://www.lx.it.pt/item

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria