2625 — Telcos: consumidores querem serviços interactivos e em tempo real

Dec 2, 2003 | Conteúdos Em Português

II Encontro Ericsson/Semanário EconómicoUm estudo realizado pelo ConsumerLab da Ericsson revela que os serviços de telecomunicações móveis mais valorizados pelos utilizadores são a localização em situações de emergência, a videotelefonia, informação de navegação através de mapas e o envio de fotografias. O futuro passa por serviços interactivos e em tempo real, concluiu-se no II Encontro Ericsson/Semanário Económico , realizado recentemente em Lisboa sob a temática do terminal móvel enquanto canal para atingir o consumidor final com serviços e conteúdos.

EricssonCiente da necessidade de reflexão sobre as principais correntes de desenvolvimento futuro do sector das telecomunicações e sobre o rumo tecnológico, a Ericsson promoveu, em parceria com o Semanário Económico, mais um Encontro subordinado ao tema “Mercado e Tecnologia: Reflexões”, que se realizou na passada quarta-feira. O evento teve como moderador Luís Nazaré, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão.

“As prioridades dos operadores de telecomunicações estão a mudar. O foco deixa de estar em manter os Investidores satisfeitos para manter os clientes satisfeitos. Essencialmente, trata-se de rever a oferta da empresa, as estratégias de venda e a relação com o cliente”, referiu Camille Mendler, director of European Telecommunications Strategies do Yankee Group, durante a sua intervenção.

A mesma oradora salientou que a satisfação do cliente pressupõe um investimento por parte dos operadores e, neste sentido, o CAPEX (Capital Expenditure) não deverá descer abaixo dos 10 por cento sob risco do negócio deixar de ser sustentável.

Vicente Cotino, Operations and Maintenance director da Amena, partilhou a base lógica para a decisão deste operador espanhol em avançar para o outsourcing das suas operações de rede. Segundo este responsável da Amena, os principais parâmetros analisados no processo foram a manutenção e até mesmo a melhoria da qualidade de serviço da rede, a garantia de desenvolvimento de carreira dos recursos humanos e por fim os custos.

Segundo Paulo Reis, Marketing and Business development da Ericsson, o futuro dos serviços passa por experiências mais gratificantes para os utilizadores, caracterizados por uma maior interactividade e em tempo real. As principais conclusões de um estudo realizado pelo ConsumerLab da Ericsson indiciam que os serviços mais valorizados pelos utilizadores são a localização em situações de emergência, a videotelefonia, informação de navegação através de mapas e o envio de fotografias.

Os Encontros Ericsson/Semanário Económico estão a ser promovidos desde Maio, com o objectivo principal de criar uma plataforma de debate que verse diversas áreas dentro do sector das telecomunicações. Com a realização destes Encontros , pretende-se criar um espaço onde o confronto de ideias sirva de base de reflexão válida sobre um mercado que atravessa um período de transição.

No I Encontro foi debatido o comportamento do consumidor final e possíveis conclusões para um maior desenvolvimento das comunicações móveis. O II Encontro teve como enfoque o terminal móvel enquanto canal para atingir o consumidor final com serviços e conteúdos, tornando-o numa plataforma de negócio para além da voz.

2003-12-02

fonte: Ericsson Telecomunicações

http://www.ericsson.pt

Em Foco – Opinião