2682 — Vodafone arranca com UMTS

Jan 5, 2004 | Conteúdos Em Português

VodafoneA Vodafone anunciou a estreia da 3.ª geração móvel (UMTS) em Portugal. Desde o passado dia 30 de Dezembro, a operadora disponibiliza, numa primeira fase, o acesso à tecnologia de 3.ª geração em Lisboa e no Porto, para um número restrito de utilizadores. O projecto conta com a participação de colaboradores Vodafone e um conjunto seleccionado de parceiros e clientes.

Com a disponibilização da 3.ª geração, a Vodafone poderá potenciar muitos dos serviços de informação e entretenimento actualmente disponíveis, para além de utilizar novos serviços como a vídeotelefonia. O UMTS garante ainda o acesso móvel à Internet, com velocidades de transmissão que podem atingir os 384 Kbps – valores que «excedem largamente» os acessos dial-up existentes na rede fixa.

Segundo o comunicado divulgado, a Vodafone continua a trabalhar, tanto a nível local como internacional, em conjunto com os fornecedores de terminais, para garantir a evolução técnica e de funcionalidades dos telefones UMTS. O objectivo é «assegurar as condições necessárias em termos de qualidade e em quantidades que permitam, num futuro próximo, a disponibilização comercial generalizada da tecnologia de 3.ª geração».

A Vodafone foi o operador com a melhor classificação no concurso para atribuição da licença da 3.ª geração e o primeiro a realizar uma demonstração de serviços UMTS em ambiente real, no penúltimo congresso anual das comunicações (APDC ), realizado em Novembro de 2002.

2004-01-05

http://www.vodafone.pt

Em Foco – Empresa
Notícias – Indústria