A Sun Microsystems anunciou recentemente que a plataforma Java foi incluída nos sistemas de controlo da sonda ‘Spirit’ da NASA, que aterrou em Marte a 4 de Janeiro. A utilização das tecnologias Java 3D e Java Advanced Imaging na Missão Mars Rover é essencial para a visão e interpretação das imagens em tempo real capturadas.
A mais universal plataforma de software empresarial, que constitui «a linguagem de eleição da Internet», deu, assim, um passo de gigante até ao planeta vermelho.
Ao utilizar a tecnologia Java nos sistemas de controlo e imagem dos Rovers a partir dos Jet Propulsion Laboratories em Pasadena (EUA), os engenheiros da NASA tiveram acesso a centenas de interfaces de programação e protocolos de rede especializados. Os dados que estão a obter através destes programas são partilhados por uma rede distribuída e colaborativa de cientistas e engenheiros.
A capacidade da tecnologia Java de correr em qualquer plataforma permite um diálogo global no âmbito da comunidade científica da NASA, adianta o comunicado divulgado pela Sun.
«Nós costumamos falar de ‘Java Everywhere‘, que normalmente significa tecnologia Java aplicada à navegação de veículos, imagens, consolas de controlo, e aplicações semelhantes. Desta vez ‘everywhere’ significa tudo isso e mais, porque a tecnologia Java está a ter um grande papel na recente e bem sucedida Missão Rover a Marte», declarou o pai do Java, James Gosling, no Centro de Controlo da NASA .
As tecnologias Java 3D e Java Advanced Imaging são essenciais para a visão e interpretação das imagens em tempo real capturadas pelo Rover. A NASA publicou uma versão reduzida deste software que permite observar uma versão simulada da paisagem marciana e guiar o Rover através dela. Para descarregá-la, clique AQUI
2004-01-07
http://www.sun.com
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Projecto