2739 — Semana da Banda Larga – 2 a 6 de Fevereiro, em vários pontos do País

Jan 30, 2004 | Conteúdos Em Português

Semana da Banda Larga (UMIC)A primeira semana de Fevereiro será dedicada à Banda Larga, através de uma iniciativa do Governo que visa sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para a Internet de Banda Larga. Uma Conferência Internacional sobre Banda Larga, Sociedade de Informação e 3G, entre outros temas, constitui o evento principal desta semana, que integra ainda o Jantar Debate da APDC com Erkki Liikanen e os IV Encontros – Ericsson/Semanário Económico.

A Semana da Banda Larga é uma iniciativa do Ministro Adjunto do Primeiro Ministro e da UMIC – Unidade Missão Inovação e Conhecimento, que integra uma série de eventos a nível nacional, com a missão de «aproximar a Internet de Banda Larga de todos os cidadãos, contribuindo para o aumento da percepção de valor desta ferramenta».

Os dias 4 e 5 de Fevereiro (Quarta e Quinta-feira) acolhem, no Centro de Congressos do Estoril, uma Conferência Internacional que contará com a presença do Comissário Europeu Erkki Liikanen, responsável pela Direcção Geral para a Sociedade da Informação, do Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, José Luis Arnaut e com o Secretário de Estado Adjunto da Economia, Franquelim Alves .

Este encontro «vai possibilitar a troca de pontos de vista entre os vários agentes que actuam no mercado das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), os responsáveis governamentais e as autoridades reguladoras, quer através da discussão de temas relacionados com a Iniciativa Nacional para a Banda Larga , quer através da partilha de conhecimentos e experiências internacionais no desenvolvimento do mercado da Internet de Banda Larga.», garante a organização.

Os eventos agendados para esta semana incluem ainda a assinatura de protocolos que irão garantir 550 pontos de acesso em banda larga (Segunda-feira), visita a «projectos de sucesso» no domínio da telemedicina (Terça-feira) e o lançamento do projecto ‘Redes Comunitárias‘ (Sexta-feira). Também na 3.ª Feira decorre o IV Encontro Ericsson/Semanário Económico, este ano dedicado ao tema “Banda Larga: O pilar da Sociedade da Informação ”.

Programa Provisório para a Semana da Banda Larga

Segunda-feira
· 16:00 Anúncio público dos projectos tutelados pelo Ministério da Cultura no âmbito da Sociedade da Informação (Museu de Arte Antiga)
· 16:00 Lançamento de 550 novos Pontos Banda Larga – Assinatura de protocolos com REFER EP, Galp Energia e CTT (Museu de Arte Antiga).

Terça-feira
· 10:30 Visita à PT Inovação associado a um Evento de Telemedicina (Aveiro)
· 14:00 Visita ao Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) e Instituto de Telecomunicações (Aveiro)
· 17:00 Assinatura de protocolo com Associação Nacional de Municípios Portugueses – ANMP (Coimbra)
· 20:30 Jantar debate com Erkki Liikanen promovido pela Associação Nacional para o Desenvolvimento das Telecomunicações (APDC) que contará com a presença de 300 líderes das empresas de telecomunicações e TIC portuguesas (Lisboa – Meridien)

Quarta-feira
· 9:00 Cerimónia de Abertura da Conferência Internacional que contará com a presença de Erkki Liikanen. A sessão da manhã será dedicada aos seguintes temas:
o Qual o Futuro da Sociedade da Informação e qual o papel da Internet de Banda Larga neste contexto
o Possíveis Fontes de Financiamento de projectos que envolvam as comunicações electrónicas.
(Após cerimónia de abertura, entrevistas a televisão, rádio e imprensa exclusiva pelo Comissário Europeu Erkki Liikanen)
· 12:30 Almoço
· 14:30 Continuação da Conferência. A sessão da tarde irá centrar-se nas melhores práticas internacionais e na sua aplicabilidade ao caso do mercado nacional (conta com um leque de participantes representativos dos países mais desenvolvidos em termos de Banda Larga: Coreia, Suécia, Reino Unido, Irlanda Itália, Japão e Espanha).
(Ao longo de todo o evento existirá uma zona de demonstração das novas tecnologias de acesso em Banda Larga onde, através da experimentação, o público poderá contactar directamente com todas as vantagens que a Banda Larga propicia)
· 22:00 Festa da Banda Larga/Microsoft (Cinema São Jorge)

Quinta-feira
· Actividade Banda Larga com Ministro da Educação (Local a anunciar)
· 9:00 Continuação da Conferência Internacional, serão abordados os seguintes temas:
o Desafios tecnológicos que se avizinham – a visão dos diferentes fornecedores de equipamentos;
o O estado da Sociedade da Informação em Portugal, onde é esperada a participação do regulador das Telecomunicações, ANACOM, da indústria de conteúdos nacional e, obviamente, dos operadores de telecomunicações.
· 11:00 Sessão de esclarecimento e-Content (Centro de Congressos do Estoril)

Sexta-feira
· 11:00 Assinatura de Protocolo Redes Comunitárias (Castelo de Paiva)
· 16:00 Visita à rede WIFI de Mirandela (Mirandela)
· Visita ao Gabinetes de Apoio ao Cidadão (Vila Real)
· A partir das 15 horas Sempre a Abrir em Banda Larga: experimente a Internet de banda “muito” larga, através de vídeos de alta definição, vídeo-conferência e downloads sem limites. Demonstração a decorrer no auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Lisboa)

Eventos a decorrer durante a semana :

· Jazztel :
o Durante toda a semana será disponibilizado sem custos a todos o serviço de Video-Conferência sobre IP entre as instalações da Jazztel em Lisboa e no Porto. Bastará ligar um número de marcar uma hora. Os participantes terão ainda acesso a uma explicação de como usar o serviço e quais os equipamentos disponíveis.
o A partir do Edifício Jazztel e cobrindo a zona dos bares adjacentes será oferecido acesso à Internet através da tecnologia de WiFi sem custos ou limites de utilização.
o Em 3 dias da semana da banda larga (a anunciar) será dada uma formação no Edifício Jazztel em Lisboa subordinada ao tema “Como tirar partido da banda larga” seguida de visita ao edifício Jazztel bem como de uma sessão “hands-on” eventos a decorrer durante toda a semana.

· Ericsson : IV Encontros – Ericsson / Semanário Económico – Banda Larga: O pilar da Sociedade da Informação (Pestana Palace Hotel Lisboa, 3 de Fevereiro, terça-feira)

· Sony-Ericsson : Lançamento de telemóvel 3G (Centro de Congressos do Estoril, 4 de Fevereiro, quarta-feira)
.
· Samsung : IT Digital Inspiration Show onde irão ser apresentados os novos produtos a larçar em 2004 (Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, 4 de Fevereiro a partir das 22h).

Para consultar o Programa da Conferência Internacional, clique AQUI

Para mais informações sobre esta iniciativa, consulte o Link .

2004-01-30

http://www.umic.gov.pt/UMIC/

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Eventos – Conferências