278 — DELOITTE CONSULTING REVELA FUTURO DA FIRMA

Jun 26, 2002 | Conteúdos Em Português

Doug McCracken, CEO da Deloitte Consulting, anuncia aos seus Partners o modelo de negócio preferencial: uma firma de sociedade privada e independente

Na maior apresentação realizada sobre a estratégica da empresa desde o anúncio, no início deste ano, da intenção de separação do Grupo Deloitte Touche Tohmatsu (DTT), Doug McCracken, CEO da Deloitte Consulting, anunciou formalmente aos partners da firma que o Conselho de Administração da Deloitte Consulting determinou, por unanimidade, que a firma deve avançar, no desenvolvimento de um plano para se tornar uma empresa de capitais privados.

McCracken explicou aos 1200 Partners, que se juntaram no início de Junho em S. Francisco, que o modelo de negócio preferencial da Deloitte Consulting deve passar por se tornar numa empresa de consultoria orientada para o cliente e detida por capitais privados. McCracken está convicto que este modelo irá posicionar a empresa, os seus profissionais e os seus clientes na melhor senda para o sucesso. Doug McCracken apresentou, nesta reunião de dois dias, a visão de criar uma firma de consultoria de excelência, definida inteiramente com base nas necessidades dos seus Clientes.

“O nosso foco está onde deve estar – nos nossos clientes,” comentou McCracken. “Enquanto os outros parecem afastar-se do termo ‘consultor’, nós abraçamos a consultoria como o nosso negócio e aceitamos o desafio de criar um modelo de consultoria profissional mais relevante. Pretendemos redefinir o negócio da consultoria.”

Desde que, a 6 de Fevereiro, foi anunciada a separação da Deloitte Touche Tohmatsu, a Deloitte Consulting tem avaliado as possíveis opções no que respeita ao seu modelo de negócio a tomar no futuro. As outras opções incluem: fusão; aquisição por outra empresa; oferta pública de venda, vulgo IPO; e ainda uma parceria com o Grupo DTT.

Enquanto se assegura que a Deloitte Consulting irá manter a sua dimensão, âmbito de servico, valores e cultura, que a fazem uma das empresas de consultoria mais bem sucedidas e reconhecidas no mundo, McCracken sublinhou as mudanças que estão já a decorrer na Deloitte Consulting de forma a realizar a sua visão, a qual assenta inteiramente sobre as necessidades dos clientes:

· Inovações significativas em aspectos do negócio de forma a responder directamente às necessidades dos Clientes – realçando modelos de avaliação e sistemas de incentivos, directamente relacionados com a capacidade de entrega de valor aos Clientes; novos papéis de relacionamento com o cliente para partners com maior carreira na firma; equipas organizadas por cliente; Investigação e Desenvolvimento embebida nas organizações dos nossos clientes em vez da firma em si.

· Exploração de novos tipos de relacionamento com Clientes tal como joint ventures e partilha de lucros, que só são possíveis com independência.

· A criação de um novo nome e marca para a firma até ao final do ano, que estará totalmente focada em proporcionar serviços de consultoria a Clientes.

“Temos mantido a postura de não colocarmos os nossos clientes em posição de terem de escolher entre colaborar com os melhores profissionais de auditoria ou com os nossos colegas da Deloitte Consulting,” afirma James E. Copeland, Jr., CEO da Deloitte Touche Tohmatsu, “Apoiamos este rumo da Deloitte Consulting e esperamos que continue o seu sucesso.”

Enquanto outros aspectos significativos do plano ainda não estão determinados, quando os pormenores da estrutura da separação estiverem terminados e aceites pelas direcções das duas firmas, a proposta de separação será sujeita a voto pelos Conselhos de Administração da Deloitte Consulting e dos membros das firmas DTT. Ainda, o plano de separação será submetido a voto aos partners e directores da Deloitte Consulting e aos membros das empresas afectas ao Grupo Deloitte Touche Tohmatsu. A estrutura de separação proposta será objecto de aprovação legal. É expectável que a mesma se concretize até final do ano.

O novo nome e posicionamento da firma estão a ser determinados com a ajuda da reconhecida consultora de identidade corporativa Interbrand, e é esperado serem revelados ainda antes que a separação se concretize.

“Temos imenso respeito e apreciação pela DTT e construímos relações dentro da firma que se manterão,” acrescentou McCracken. “Na realidade, a Deloitte Consulting tem sido gerida autonomamente desde 1996 e a separação é uma transacção legal e funcional. O mercado mudou, em parte em resposta às questões relacionadas com o caso Enron mas também porque os negócios estão a tornar-se mais complexos e de maior dimensão, e acreditamos como uma firma privada podemos melhor responder às necessidades do mercado.”

Acerca da Deloitte Consulting

A Deloitte Consulting, consultora do grupo Deloitte Touche Tohmatsu, é uma das empresas líder no mundo em consultoria de gestão e é genuinamente conhecida no sector de consultoria como uma empresa de “Consultores Autênticos”, que trabalham em colaboração com os seus clientes para vincular a estratégia à tecnologia, através de complexas iniciativas de mudança. Os consultores Deloitte Consulting auxiliam os seus clientes a traduzir as suas ideias e tecnologias numa real vantagem estratégica competitiva. A Firma está presente em 34 países com 14 000 profissionais e presta serviços a cerca de um terço das empresas da Global Fortune 500. Para mais informações, consulte www.dc.com.

A Deloitte Consulting opera em Portugal desde o ano de 97 e conta com cerca de 170 profissionais, colaborando com os clientes em sete sectores chave: Comunicações, Bens de Consumo, Indústria, Financeiro, Energia, Saúde e Sector Público.

Dossiers-Empresas