286 — Open Mobile Alliance pretende incentivar crescimento mundial do mercado de Serviços Móveis

Jun 27, 2002 | Conteúdos Em Português

. OMA fará compilação de exigências de mercado e irá definir especificações com o objectivo de remover barreiras à interoperabilidade e acelerar o desenvolvimento dos serviços móveis

Cerca de duzentos operadores móveis, fornecedores de redes e dispositivos, empresas de tecnologias de informação e fornecedores de conteúdos líderes mundiais de mercado anunciaram a formação de uma nova organização global denominada Open Mobile Alliance (OMA).

A iniciativa Open Mobile Architecture e o Fórum WAP uniram-se para fundar esta nova organização, sendo que o Location Interoperability Forum (LIF), o MMS Interoperability Group (MMS-IOP), a SyncML Initiative Ltd. e a iniciativa Wireless Village anunciaram, através de memorandos de acordos, a sua intenção de se unirem à Open Mobile Alliance. Outros fóruns da indústria que estejam centrados nas especificações de serviços móveis estão também convidados a aderirem.

A Open Mobile Alliance irá fazer uma compilação de exigências em termos de mercado e definir especificações, com o objectivo de remover as barreiras à interoperabilidade e acelerar o desenvolvimento e adopção de uma variedade de novas e melhoradas informações, comunicações, serviços e aplicações de entretenimento móveis. A definição destas especificações comuns e os testes de interoperabilidade irão promover a competitividade através da inovação e diferenciação, assegurando, ao mesmo tempo, a interoperabilidade dos serviços móveis entre mercados, terminais e operadores, envolvendo toda a cadeia de valor.

O plano de acção da Open Mobile Alliance inclui a disponibilização de standards abertos e especificações de elevada qualidade baseadas nas exigências do mercado e dos utilizadores, a criação de centros de excelência para as best practices e a realização de testes de interoperabilidade, que incluam interoperbilidade multi-standard, de modo a permitir uma experiência sem problemas por parte do utilizador. Por outro lado, a OMA pretende ainda criar e promover uma visão comum da indústria, ser o catalizador para a consolidação de fóruns sobre standards e funcionar em conjunto com outras organizações e grupos como IETF, 3GPP, 3GPP2, W3C, JCP.

“A Open Mobile Alliance reflecte uma nova atitude na indústria móvel, que acolhemos com muita satisfação, pois reconhece o papel fundamental do ecossistema na concretização do potencial dos serviços móveis. Individualmente, uma tecnologia, um produto, um vendedor ou um operador não terão muito sucesso, se não tiverem em consideração todos os aspectos duma cadeia de valor como dispositivos, redes, aplicações e conteúdo. Considerada a aliança das alianças, a OMA promete fazer desaparecer as barreiras à partilha de informações e, ao mesmo tempo, simplificar as interacções multidimensionais necessárias para conceber e pôr em prática serviços móveis”, afirmou Mark Winther, Vice Presidente do Grupo, Worldwide Telecommunications, IDC.

“A Open Mobile Alliance foi concebida para impulsionar o crescimento do mercado, permitindo serviços móveis não fragmentados e interoperáveis. A iniciativa da Open Mobile Architecture, lançada no passado mês de Novembro, demonstrou ter tido um ímpeto sem precedentes para reunir líderes da indústria móvel e definir o ponto de partida para uma plataforma uniforme em serviços móveis. Estamos entusiasmados com a consolidação destes esforços para formar a Open Mobile Alliance e levar a cabo um trabalho de especificação que abrange toda a indústria”, comentou Pertti Korhonen, Vice Presidente Sénior, Mobile Software, Nokia, em representação de apoiantes da iniciativa Open Mobile Architecture.

“A Open Mobile Alliance representa progresso dentro da indústria móvel, encorajando uma abordagem mais completa e end-to-end, através de uma maior participação de todos os membros da cadeia de valor”, afirmou Jerry Upton, Vice Presidente, Motorola e Presidente do Conselho de Administração do Fórum WAP. “Os membros do Fórum WAP têm desempenhado um papel fundamental na indústria móvel e estão posicionados, juntamente com os apoiantes da iniciativa Open Mobile Architecture, para liderar o caminho para a próxima fase de desenvolvimento. Estamos confiantes que a Open Mobile Alliance terá um grande sucesso em impulsionar a consolidação do trabalho de strandardização, com base em requerimentos alargados do mercado e dos consumidores”, concluiu.

O trabalho anteriormente efectuado no âmbito da iniciativa Open Mobile Architecture e do Fórum WAP terá uma continuação com a nova Open Mobile Alliance. Os membros do Fórum WAP ratificaram as alterações aos seus estatutos durante a assembleia geral anual, realizada no passado dia dez de Junho, de modo a darem o apoio total à criação da Open Mobile Alliance. Os pormenores sobre a consolidação de outras iniciativas da indústria serão anunciadas, assim que estiverem finalizados os contratos relevantes sobre consolidação.

Sobre a Open Mobile Alliance (OMA)

A Open Mobile Alliance (OMA) fornece standards abertos para a indústria móvel, ajudando a criar serviços interoperáveis que funcionem em diversos países, com diversos operadores e terminais móveis, com base nas necessidades dos utilizadores. Para expandir o mercado móvel, as empresas que apoiam a Open Mobile Alliance irão trabalhar para estimular a rápida e vasta adopção de uma variedade de novas e melhoradas informações móveis, serviços de comunicação e entretenimento. A Open Mobile Alliance inclui todos os elementos-chave da cadeia de valores sem fios e contribui para a introdução atempada e eficiente de serviços e aplicações.

Dossiers-Empresas