2950 — FCCN lança concurso para aquisição de fibra óptica

May 17, 2004 | Conteúdos Em Português

Biblioteca do Conhecimento Online e e-UA Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) lançou um concurso público internacional para a aquisição de um cabo de fibra óptica de longa distância que interligará as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Braga.

A entrega de propostas pode ser feita até ao dia 14 de Junho. A abertura das propostas está marcada para o dia 15 de Junho. O contrato que será estabelecido com a entidade vencedora do concurso visa a aquisição do cabo, devidamente instalado, dos serviços de alojamento, manutenção e direitos de passagem.

A infra-estrutura em fase de aquisição dará suporte a outros projectos governamentais em fase de implementação, como a iniciativa e-U Campus Virtuais e a Biblioteca do Conhecimento Online.

O projecto insere-se na Iniciativa Nacional para a Banda Larga, concebida pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) e tem como objectivo melhorar a capacidade da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), gerida pela FCCN, aproximando-a das infra-estruturas europeias do género.

Segundo a revista Inter.Face, o gestor da UMIC, Diogo Vasconcelos já afirmou que «em termos de velocidade, a nova rede académica, assente em fibra óptica, vai colocar-nos a par das nações mais desenvolvidas do mundo».

 

2004-05-17

Tecnologia para o Conhecimento

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria