2957 — IDC Mobility 2004 – Mobilidade é um recurso novo em Portugal

May 21, 2004 | Conteúdos Em Português

Mobility 2004 (IDC)«Atendendo aos casos de sucesso e às soluções tecnológicas apresentadas no Mobility 2004 percebemos que as aplicações de Mobilidade são uma realidade possível em Portugal, mas uma realidade recente». Na opinião de Jorge Coimbra, administrador da IDC, «a Mobilidade está normalmente associada a algum sucesso e inovação, é um recurso novo para as empresas».

As empresas que participaram no último seminário da IDC, realizado no dia 18 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, demonstraram um interesse generalizado nesta área mas, como recordou Jorge Coimbra em entrevista ao Centro de Contacto, só dois dos participantes presentes na sala revelaram terem já um projecto de Mobilidade implementado.

A explicação poderá estar na constatação de que esta área requer «uma mudança dentro das empresas muito grande, que traz associada uma determinada inércia». Essa mudança depende tanto do investimento financeiro que lhe é inerente como das dificuldades que as empresas sentem em adaptar e integrar os seus sistemas.

A nível financeiro, «os investimentos precisam ser justificados e essa justificação não tem por base dados concretos, históricos, no caso da Mobilidade, já que esta vem gerar uma actividade completamente diferente. Portanto o Retorno do Investimento é um problema».

Outro é a cultura geral, já que «ao falarmos em mudar por completo um conceito, as pessoas e as empresas precisam de conseguir assimilá-lo», o que é um processo demorado».

O Mobility 2004 trouxe à discussão o tema da Mobilidade por um painel essencialmente composto por empresas. Questionado sobre a avaliação que faz dos projectos em curso no Sector Público, como o Projecto Nacional para a Banda Larga, Jorge Coimbra afirmou que «entre o conjunto de prioridades que o Governo determinou, «talvez a maior, seja com justa razão, a da massificação da Banda Larga». Contudo, «ainda hoje ela está fundamentalmente associada a meios de transmissão fixos, com a quase totalidade dos projectos integrados nessa parte de utilização fixa via cabos (ou similares)».

Para Jorge Coimbra, no Sector Público, o projecto móvel mais interessante é, sem dúvida, o e-U , que permite a alunos, professores e técnicos das Universidades e outras instituições de Ensino Superior acederem à Internet, comunicando entre si de uma forma móvel.

Durante o evento a IDC apresentou dados relevantes sobre Mobilidade no mercado nacional obtidos no Painel eBusiness deste mês, realizado pela consultora. A partir dos resultados de temas como o mercado wireless em Portugal ou o nível de mobilidade das organizações, por exemplo, concluiu-se que «a tecnologia pode aportar valor em projectos com uma forte componente de mobilidade », mas a generalização das soluções móveis no mercado empresarial português levanta ainda muitas questões por resolver.

Para aceder aos dados do Painel eBusiness, apresentados por Gabriel Coimbra, research manager da IDC, na sua intervenção dedicada aos “Desafios para tornar uma organização móvel ”, clique AQUI

Para download de todas as apresentações dos oradores do IDC Mobility 2004, consulte o link .

Gabriela Costa

2004-05-20

http://www.idc.pt/site/cgi-bin/idc_evento_03.asp?eventoid=15

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Produto