3029 — «Protocolo IP vai baixar custos de comunicações empresariais até 25%»

Jun 30, 2004 | Conteúdos Em Português

NextiraOneEstudo da NextiraOne valida estratégias de investimento em 2004

As redes IP vão registar um forte crescimento durante 2004 em virtude de apresentarem custos de aquisição e de operação 25% inferiores aos das soluções de rede convencionais, de acordo com um estudo desenvolvido pela NextiraOne. O estudo aponta para o papel dominante que as comunicações sobre IP vão assumir já durante o próximo semestre, à medida que as organizações começarem a verificar esta redução de custos. Outra conclusão é que as redes IP promovem ganhos de produtividade e incrementam o grau de motivação das pessoas.

O estudo efectuado pela NextiraOne revelou que os custos totais de propriedade de uma infra-estrutura tradicional podem ser reduzidos até 25% após a adopção de uma solução de rede convergente em IP. Os clientes da NextiraOne que apostaram na migração estão a registar uma redução de custos de cerca de 20%. A título de exemplo, a Stockton Council, que opera 160 sites no Reino Unid,o vai realizar uma poupança anual de 500 mil Euros resultantes de: (1) redução nos preços das chamadas, (2) redução nos custos de exploração e (3) redução da largura de banda necessária; com a substituição da rede de voz e dados instalada por uma solução de Convergência IP.

A NextiraOne, fornecedor global de soluções de comunicação, conta com uma equipa de 2.600 engenheiros especializados em Telefonia IP. Na Europa, instalou redes que cobrem mais de 45 mil utilizadores de Telefonia IP (ToIP), combinando voz e dados e mais de 300 mil licenças de utilização de Voz sobre IP (VoIP). O estudo incidiu na poupança realizada pelas empresas que adoptaram estratégias de convergência.

«O que é que as comunicações sobre IP oferecem de facto? Antes de mais, proporcionam uma redução nos custos totais de operação e, para além disso, tornam as pessoas mais produtivas, ou seja, tudo aquilo que uma empresa insatisfeita com a “inflexibilidade” da sua rede procura» – afirmou Jean-Louis van Houwe, director de Voz e Convergência da NextiraOne. «Esperamos grandes alterações durante 2004 – será o ano da generalização das comunicações IP ».

Uma parte significativa da poupança advém da menor necessidade de hardware, bem como da redução da tradicional dependência das redes de operador. Ainda em relação aos custos do equipamento, verifica-se uma redução significativa na quantidade de cabo necessário para infraestruturar a rede de uma organização, à qual se junta uma simplificação das alterações de programação, bem como da ligação de um escritório central às suas delegações.

Motivação das pessoas constitui uma mais valia

Mas acima de tudo as soluções de comunicação IP contribuem para a motivação e efectividade das pessoas, uma vez que permitem acesso instantâneo a aplicações e informação da empresa. A convergência de voz, dados, mensagens unificadas e videoconferência disponibilizada nos postos de trabalho proporcionam um grau de flexibilidade sem precedentes, quer se esteja no escritório, em casa ou em viagem. Os clientes de soluções de “teleworking” da NextiraOne registaram incrementos de produtividade de até 50% e a motivação verificada incrementou até 30% desde que foram adoptadas soluções IP, conclui ainda este estudo.

Na Polónia, a NextiraOne instalou a maior rede de telefonia IP da Europa. O projecto foi desenvolvido para a Guarda Fronteiriça da Polónia e assegura a comunicação de doze delegações regionais em cerca de 300 locais – como pontos de travessia e de controlo-, permitindo a transmissão de voz, dados e de serviços de intranet e internet a 6500 terminais.

Recorde-se que, segundo as pesquisas da IDC, o mercado da telefonia IP vai valer 40,8 mil milhões de dólares em 2007.

 

(fonte: NextiraOne)

2004-06-30

Notícias – Indústria