3057 — Fibra óptica interliga cinco universidades

Jul 16, 2004 | Conteúdos Em Português

UMICAs Universidades de Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga vão ficar interligadas por um cabo de fibra óptica que assegurará um acesso à Internet mais rápido, no âmbito de um contrato de 3 milhões de euros assinado hoje entre a FCCN e a Refer Telecom.

O contrato enquadra-se na Iniciativa Nacional para a Banda Larga, dinamizada pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) .

Numa nota enviada à Lusa, a Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN) indica que esta infra- estrutura vai «permitir alavancar outros projectos governamentais já em curso, como a iniciativa Campus Virtuais e a biblioteca de conhecimento on line».

«As instituições passarão a ter acessos mais rápidos e a possibilidade de aumentar drasticamente o seu tráfego sem ver a rede congestionada», acrescenta. Por exemplo, a Universidade do Porto vai passar a ter uma velocidade de acesso à Internet a 2 Giga bits por segundo, em vez dos actuais 80 Mega bits .

Para Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC , esta é «uma verdadeira auto-estrada digital, que proporcionará rapidez e qualidade impares no acesso à Internet, hoje fundamentais para o ensino e para a investigação».

Com o aumento de largura de banda que será possível através da ligação em fibra óptica, os investigadores portugueses poderão também aceder à rede GÉANT, infra-estrutura de investigação e ensino financiada pela Comissão Europeia.

fonte: Agência Lusa

 

2004-07-16

Tecnologia para o Conhecimento

Notícias – Indústria
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA