3078 — Rede fixa tem 4,17 milhões de acessos

Jul 26, 2004 | Conteúdos Em Português

ANACOMO número de acessos telefónicos de rede fixa instalados a pedido de clientes ascendeu a 4,17 milhões no final do primeiro trimestre deste ano, conclui-se de dados compilados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Este valor equivale a uma variação de -1,8% face a igual período de 2003.

As empresas do grupo Portugal Telecom (PT) são responsáveis pela exploração da maioria dos acessos instalados a pedido de clientes: 94,1% durante o primeiro trimestre, o que representa uma queda de 0.2% na sua quota de mercado em relação ao final do ano passado. As restantes empresas aumentaram durante este período a sua quota de mercado para 5,9%.

O tráfego total originado durante o primeiro trimestre chegou a 3.245.113 milhares de minutos, resultantes da realização de 888.429 milhares de chamadas. Estes valores representam reduções de 14,3% e 6,9% face ao trimestre homólogo de 2003, respectivamente.

Esta variação homóloga significativa prende-se com uma queda acentuada do tráfego de acesso à Internet, nomeadamente da PT Comunicações. A PT explica esta variação com a transferência dos seus grandes clientes para serviços de banda larga.

O tráfego de voz, isoladamente, foi responsável pela originação de 2.228.994 milhares minutos de ligação, correspondendo a uma variação negativa de 3,5% face ao trimestre homólogo de 2003.

O acesso directo continua a ser o principal meio para a realização de chamadas a partir da rede fixa. O tráfego por acesso indirecto e cartões virtuais tem apresentado, todavia, uma tendência de crescimento, representando no final do primeiro trimestre de 2004 cerca de 17,6% dos minutos de tráfego nacional de voz e 29,8% dos minutos de tráfego internacional de saída. De salientar que estas modalidades de acesso representam cerca de 70% do tráfego total de voz cursado pelos novos prestadores.

As quotas de mercado das empresas do grupo PT, em tráfego medido em minutos, registaram uma quebra, situando-se em cerca de 78% e de 68% no tráfego nacional e internacional de voz, respectivamente. Estes valores correspondem a reduções homólogas de 5,2 pontos percentuais na componente de tráfego nacional e de 7,7 pontos percentuais na componente de tráfego internacional.

O volume de números não móveis portados aproximou-se dos 127 mil .

Evolução das quotas de mercado de tráfego das empresas do Grupo PT (Minutos)

Anacom (Tráfego PT)

Fonte: ANACOM

2004-07-26

http://www.anacom.pt

Em Foco – Opinião