O tráfego postal de serviços explorados em concorrência ascendeu a 67 milhões de objectos durante o primeiro trimestre deste ano, o que representa uma descida de 6% face ao trimestre anterior, conclui-se de dados compilados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
O tráfego de 67 milhões de objectos neste primeiro trimestre corresponde a uma descida de 6% face ao último trimestre, quando o volume de objectos encaminhados se situou em 72 milhões .
No mesmo período, os CTT fixaram a suas quotas de mercado no tráfego postal nacional nos 93,1% no primeiro trimestre do ano, contra 93,8% no último trimestre de 2003. Verificou-se também um ligeiro decréscimo no tráfego internacional de saída (93% este trimestre contra 93,2% no trimestre anterior) e no tráfego internacional de entrada (85,2% contra 87,3% , respectivamente).
Por serviço, constata-se que os restantes operadores postais foram responsáveis por 63,2% do tráfego de serviços de correio expresso, reforçando a sua quota face aos 58% registados no último trimestre de 2003.
Nos serviços não enquadrados na categoria de correio expresso, a situação inverte-se, com os CTT a possuírem a maior quota de mercado – 96,6% – ligeiramente abaixo dos 96,9% registados no trimestre anterior.
Nota: Nos dados compilados, a ANACOM privilegiou uma análise comparativa face ao trimestre anterior (o último de 2003), visto que, com a entrada em vigor da nova etapa da liberalização (DL-116/2003 de 12 de Junho), as variações homólogas não reflectem a real evolução do mercado mas sim o aumento do volume de tráfego postal liberalizado .
Quotas de Mercado – Tráfego Postal por serviço
Tráfego Postal explorado em concorrência – por serviço
Fonte . ANACOM
2004-07-29
http://www.anacom.pt
Notícias – Indústria