3121 — Receios de “dar o salto” para o outsourcing são infundados

Aug 30, 2004 | Conteúdos Em Português

CapgeminiDe acordo com o último relatório da Capgemini, Outsourcingas empresas que não fizerem grandes alterações processuais e operacionais na implementação do business process outsourcing (BPO) poderão atrasar até cinco anos a obtenção do seu potencial retorno. Das empresas que actualmente utilizam ou estão a pensar utilizar o outsourcing, 87% diz que a razão mais importante para o fazerem foi a redução de custos.

Segundo este relatório é evidente que as organizações não estão a aperceber-se dos benefícios imediatos resultantes da implementação dos novos serviços BPO . Com a utilização de sofisticadas tecnologias, baseadas em serviços remotos, em muitos casos estes benefícios traduzem-se em reduções de custo logo no primeiro ano de implementação.

Na Europa o mercado de outsourcing para os processos de administração ainda está numa fase de amadurecimento. O inquérito mostra que presentemente cerca de 10% das empresas europeias estão a avaliar o BPO. Das empresas que actualmente utilizam ou estão a pensar utilizar o outsourcing, a maioria (87%) diz que a razão mais importante para o fazerem foi a redução de custos. A melhoria do service delivery (78%) e a actualização da inovação tecnológica (61%) são outras das principais razões apontadas pelos inquiridos.

Mas ainda existe a ideia errada de que a automatização de processos in-house é uma alternativa viável ao BPO. Na realidade, o outsourcing dá uma maior visibilidade e controlo à empresa através de contratos com níveis de serviço pré-acordados.

Hubert Giraud, global BPO Head da Capgemini, refere que “a vontade de não perder o controlo do negócio ou de não eliminar conhecimentos in-house também são mencionados como sendo razões-chave para não desejar o outsourcing. Enquanto a automatização de processos é um aspecto essencial da redução de custos, os melhores resultados no menor espaço de tempo provêm da adopção plena do BPO. A automatização de processos é apenas uma parte da fórmula que inclui economias de escala em outsourcing , especialização e estandardização de processos e optimização tecnológica”.

Segundo esta pesquisa, a maioria das empresas tem tido uma abordagem evolutiva face ao BPO. Há cinco anos, apenas existia a opção de um centro interno de serviços partilhados. Os serviços BPO que existem hoje em dia simplesmente não eram possíveis naquela altura. Agora existem muitos fornecedores com capacidade para acelerar os processos, as tecnologias e a gestão da mudança, tudo isto através do BPO , trazendo valor aos seus clientes.

Se algumas empresas não estão a tirar os possíveis benefícios do BPO, outras perdem ao não combinar o BPO com outsourcing de IT (ITO). A análise de contratos e relatórios de analistas demonstra que o ITO tem vindo a crescer a uma taxa anual de mais de 20% nos últimos dez anos. As empresas que compreendem a economia do modelo de outsourcing são provavelmente as que estarão mais receptivas ao BPO. Quase metade (43%) dos inquiridos que estão a considerar o BPO já fazem o outsourcing de gestão de aplicações.

“Quando as empresas fazem a ligação entre o ITO e o BPO, e interligam os processos com a função IT num único acordo de outsourcing, existe assim um enorme potencial para aumentar o valor, e a informação de gestão flui para o suporte à tomada de decisão. Os nossos principais clientes na América do Norte, que incluem os maiores contratos BPO dos últimos dois anos, já o estão a fazer. Prevemos que esta tendência se estenda à Europa,” diz Hubert Giraud .

O relatório demonstra que existe um grande potencial para as empresas europeias explorarem as melhorias de processos de negócio e a redução de custos do BPO, enquanto o mercado continuar a amadurecer nos próximos dois a três anos. Actualmente, o mercado europeu para o BPO é cerca de metade do dos EUA. Se continuar a seguir a mesma curva de amadurecimento, as empresas irão aprender com a experiência dos early adopters, evitando os obstáculos e obtendo directamente os benefícios alcançados por esses pioneiros do BPO .

Estas conclusões foram retiradas de um inquérito levado a cabo junto de CFOs (Chief Financial Office), COOs (Chief Operacional Office) e CEOs (Chief Executive Office) de 346 empresas europeias, englobando um leque alargado de sectores da economia.

“BPO Adoption & Perspectives in Western Europe” fornece uma visão das empresas que recorrem actualmente ao outsourcing, que estão a implementá-lo ou a considerar a sua implementação, e analisa as oportunidades que existem para a expansão através do BPO .

fonte: Capgemini

 

2004-08-30

 

http://www.capgemini.com

Em Foco – Opinião