3236 — 14º Congresso das Comunicações acolhe personalidades do sector das TIC

Nov 9, 2004 | Conteúdos Em Português

14.º Congresso das Comunicações - APDCRepresentantes das principais empresas do sector das TIC intervêm no 14º Congresso das Comunicações da APDC, a decorrer até 11 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.

O 14.º Congresso das Comunicações irá reunir reputados especialistas do sector das TIC, em torno de um debate esperado com interesse e expectativa ao longo do ano de 2004.

O primeiro painel sobre “Cidadania – garantir a participação plena” foi hoje a base de uma mesa redonda com a participação de António Barreto, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, de António Lobo Xavier, jurisconsulto na área de direito financeiro e direito fiscal, e de José Joaquim Gomes Canotilho, docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O debate teve como moderador Artur Santos Silva, presidente do 14º Congresso das Comunicações .

Os painéis das sessões da tarde deste primeiro dia de trabalhos, que se debruçaram sobre o actual e relevante tema “As Redes da Próxima geração: Plataformas e Serviços” e “Comércio Electrónico – do virtual para o real ”, contaram com o contributo dos representantes das principais empresas do sector.

Nicolau Santos como moderador da primeira sessão da tarde, orientou o comentário de Alan Taylor, vice-presidente de Engenharia de Sistemas EMEA da Juniper Networs, de Carlos Brazão, country manager da Cisco Systems Portugal, de Hans-Erhard Reiter, vice-presidente da área de Marketing e Desenvolvimento de Negócios para a Ericsson na região Ibérica, de João Picoito, administrador executivo da Siemens, de Jordi Casamitjana, vice-presidente da Nortel Networks e director geral da Nortel Networks Hispânia, e de Rui Candeias Fernandes, presidente e administrador delegado da Alcatel Portugal .

Para debater o tema “Comércio Electrónico – do virtual para o real”, moderado por Vitor Carvalho, presidente da APLOG, a APDC convidou como comentadores Alexandre Fonseca, presidente da Comissão B2C da Associação do Comércio Electrónico em Portugal, Fernando Resina da Silva, advogado e sócio da Vieira de Almeida & Associados e reputado especialista do sector das TIC’s, Luís Novais, presidente do Conselho de Administração da Vector 21 e Nuno Madureira Simões, director de marketing da CTT Expresso .

No segundo dia de trabalhos está prevista, no primeiro painel da manhã dedicado ao tema “Aplicações, Conteúdos e Novos Estilos de Vida”, a intervenção de António Câmara, CEO da Ydreams, António Carriço, director de conteúdos da Vodafone Portugal, Carlos Coelho, da Brandia, João Paulo Girbal, director geral da Microsoft Portugal, José Graça Bau, presidente da Comissão Executiva da TV Cabo Portugal, Pedro Carlos, administrador executivo da Novis Telecom, Pedro Morais Leitão, responsável pelos Projectos de Telecomunicações da Media Capital e Vasco Matafome, director geral de Imaging e Printing na Hewlett Packard Portugal. Esta sessão será moderada por Isabel Travessa, da Revista Comunicações.

A sessão especial do Congresso, a decorrer na tarde desse dia “Geração Digital: novos quotidianos”, terá como intervenientes José Machado Pais e José Paquete de Oliveira, presidente da direcção da SOPCOM ( Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação) e da LUSOCOM (Federação das Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos). Esta sessão será moderdada por José Alberto Carvalho, jornalista da RTP .

No último dia do 14º Congresso das Comunicações, 11 de Novembro, terá lugar a mesa-redonda dedicada ao tema “Educação-Aprendizagem: uma aventura sem fim” para a qual foram convidados Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC, José Tribolet, professor catedrático de Sistemas de Informação no ISTJúlio Pedrosa, professor catedrático do Departamento de Química da Universiddae de Aveiro. Esta sessão terá como moderador Francisco Sarsfield Cabral, director de informação da Rádio Renascença. Seguir-se-á a sessão “As TIC’s e o Mercado de Capitais – O papel dos Stakeholders”, moderada por Miguel Coutinho, director do Diário Económico. Serão comentadores Chris Lawrie, CFO da Sonaecom, Jorge Cruz Morais, CFO da ONI e Zeinal Bava, membro da comissão executiva da Portugal Telecom .

A encerrar o programa de sessões desta edição do Congresso das Comunicações terá lugar a sessão dedicada ao “Estado da Nação das Comunicações”, com participarão de Carlos Horta e Costa, presidente do conselho de Adminsitração dos CTT, Pedro Norton de Matos, presidente da comissão executiva da ONI SGPS, Miguel Horta e Costa, presidente executivo da Portugal Telecom, Paulo Azevedo, presidente da comissão executiva da Sonaecom, António Carrapatoso, presidente do conselho de administração da Vodafone Portugal e Pedro Duarte Neves, presidente do conselho de administração da Anacom. Será moderador José Manuel Fernandes, director do Público .

Fonte: APDC

2004-11-09

 

http://www.apdc.pt

Em Foco – Pessoa