3238 — CTT divulgam soluções de pagamentos e certificação electrónica

Nov 10, 2004 | Conteúdos Em Português

Payshop (CTT)Os CTT promoveram hoje no Business Lounge do Congresso das Comunicações, a decorrer em Lisboa, uma sessão dedicada a “Soluções de MDDE (Multicert)pagamentos e certificação electrónica”. Foram apresentados dois serviços, o Payshop, que permite o carregamento de telemóveis em estabelecimentos comerciais e a Marca de Dia Electrónica (MDDE), que garante o envio de emails com um nível elevado de segurança, graças a um selo temporal electrónico que certifica não só a hora e data do envio, como também a integridade do seu conteúdo.

Desenvolvido em parceria com a Multicert, este serviço particularmente interessante no envio de peças processuais, comunicados oficiais, notificações, certidões assinadas digitalmente ou documentos em formato digital que careçam de assinaturas (digitais) – entre outras comunicações que exijam requisitos de segurança -, é utilizado por entidades como a Ordem dos Advogados ou o Ministério da Justiça.

Segundo João Melo, dos CTT – Correios de Portugal, desde que o serviço foi criado, em Setembro do ano passado, foram enviadas mais de 90 mil mensagens com MDDE (dados referentes aos primeiros doze meses).

Um vez que a marca de dia electrónica é emitida por uma terceira parte independente (a Multicert), e contem informação que caracteriza a transacção, tanto o remetente como o destinatário do email podem verificar a data e hora da expedição electrónica, bem como a integridade do assunto, destinatário, corpo principal e anexos da mensagem, constituindo uma prova efectiva de envio.

Por sua vez, o Payshop permite o pagamento de contas domésticas (telefone, electricidade, água ou gás), bem como o carregamento de telemóveis e o pagamento das respectivas facturas (assinaturas mensais, roaming) através de uma rede nacional de agentes – papelarias, tabacarias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

É seguro e cómodo (o consumidor pode pagar as suas contas perto de casa ou do trabalho, em horários alargados) e não tem custos adicionais para o consumidor, garantem os CTT. Não necessita de cartões bancários, registos nem digitação de dados ou códigos.

Para utilizar o Payshop o consumidor tem apenas de apresentar a sua factura ou nº telemóvel/referência ao Agente PayShop, que introduz no terminal a informação necessária para registar a operação. Esta informação é transmitida de seguida para a empresa de serviços respectiva. O consumidor efectua o pagamento ao Agente PayShop (para já os CTT, detentores em exclusivo deste serviço, focalizam-no em pagamentos a dinheiro ou cheque, ficando para uma segunda fase os pagamentos através de cartões de Débito e Crédito) e recebe um recibo comprovativo.A conta bancária do Agente PayShop é debitada diariamente, e o respectivo valor é creditado na empresa de serviços aderente.

2004-11-10

http://ctt.pt

Em Foco – Projecto
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA