3241 — Regulador avalia qualidade do serviço de acesso à Internet

Nov 17, 2004 | Conteúdos Em Português

Pedro Duarte Neves, presidente AnacomA Anacom vai realizar, em breve, um estudo para avaliar a qualidade de serviço do acesso à Internet, tanto em banda larga como em banda estreita. No âmbito do 14.º Congresso das Comunicações, Pedro Duarte Neves anunciou que a iniciativa se deve ao crescente número de reclamações que chegaram às mãos do regulador e visa evitar situações de má prestação do serviço.

Naquela que foi a sua primeira intervenção enquanto recém nomeado presidente da Anacom, proferida no aguardado painel “Estado da Nação das Comunicações” que marcou, como sempre, o encerramento do Congresso da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Duarte Neves , salientou os princípios da regulação e calendarizou as acções prioritárias a médio prazo.

A nível da aferição da qualidade, área que considera de grande importância, recordou que a Anacom tem vindo a desenvolver outros estudos desta natureza, como o das redes móveis, na sequência do reforço da avaliação de qualidade nestas redes que havia anunciado em Setembro. Disponível no site do regulador está já o calendário de análises de mercado, segundo o qual só em Dezembro de 2005 será iniciada a consulta pública sobre os mercados relevantes nos serviços móveis. A deliberação sobre os mercados relevantes na banda estreita também só deverá ser conhecida no final do próximo ano.

Quanto ao problema dos preços das telecomunicações, que continuam a ter valores mais elevados em Portugal do que nos restantes países da Europa, Duarte Neves comentou que «há razões para a intervenção do regulador no seu controle». Não obstante, nos três primeiros trimestres de 2004 verificou-se uma «clara evolução» em termos de qualidade de serviço, concluiu.

2004-11-16

http://www.anacom.pt

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Projecto