3300 — Anacom recua e autoriza telefone fixo Optimus Home

Dec 13, 2004 | Conteúdos Em Português

ANACOMA Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) recuou e vai autorizar a Sonaecom a comercializar o telefone fixo Optimus Home, depois de ter obrigado a empresa a retirar do mercado este serviço há 15 dias.

O regulador do sector das comunicações anunciou hoje, no seu sítio na Internet, que aprovou uma deliberação com um ‘sentido provável’ que permite à Novis utilizar a rede GSM da Optimus e recorrer ao prefixo 2 para a oferta do Optimus Home.

A 26 de Novembro, a Anacom anunciou que ia obrigar a Optimus a retirar do mercado o novo telefone fixo que a operadora lançara na semana anterior, depois de a Oni, operadora de telecomunicações fixas da EDP, ter pedido esclarecimentos ao regulador sobre a nova oferta da operadora de telecomunicações móveis da Sonaecom .

O Optimus Home, que a Sonaecom lançou a 15 de Novembro, funciona como um telefone fixo (com numeração de rede fixa), mas com tecnologia GSM (móvel), não tem assinatura, mas sim um mínimo de chamadas a efectuar por mês.

Na deliberação de hoje, a Anacom diz que «é permitida a utilização das frequências GSM da rede móvel terrestre da Optimus na rede de acesso local para a prestação de serviços de voz em local fixo pela Novis ».

Diz, também, que «é reconhecido o direito à utilização da gama de numeração 2 no plano nacional de numeração (…), desde que a mobilidade associada ao terminal seja apenas a inevitável, atenta a tecnologia utilizada, para garantir o acesso num local fixo».

A Optimus investiu quatro milhões de euros na campanha de lançamento do novo telefone fixo.

Fonte: Lusa

http://www.anacom.pt

Em Foco – Empresa