3314 — FCCN disponibiliza registo de domínios com caracteres especiais

Dec 20, 2004 | Conteúdos Em Português

FCCNA Fundação para Computação Científica Nacional (FCCN) anunciou hoje que, a partir de Janeiro próximo, o registo de domínios com caracteres especiais ficará disponível. Os utilizadores terão a oportunidade de navegar na Internet utilizando a língua portuguesa na sua forma correcta, «por exemplo, canção.pt em vez de cancao.pt, tornando mais evidente o acesso directo aos domínios portugueses».

Com este novo serviço, a FCCN visa contribuir para melhorar a experiência de navegação na Internet, tornado-a mais intuitiva e preservar a integridade linguística e cultural da língua portuguesa.

Para as empresas, o serviço «vai proporcionar um alcance mais eficaz das audiências alvo». Estas vão ainda poder «proteger, reforçar e amplificar as sua marcas registadas, bem como, criar novas oportunidades para as empresas estabelecerem a sua própria entidade na Internet».

O registo de um domínio com caracteres especiais não introduz alterações ao modo como o registo é efectuado, mantendo-se deste modo os procedimentos normais para o registo de domínios, assim como, o preço, esclarece a FCCN .

«Com a entrada em vigor do registo de domínios de .PT com a utilização de caracteres especiais, Portugal coloca-se juntamente com alguns países, como a Alemanha, Áustria ou Holanda na linha da frente desta nova possibilidade», comenta Pedro Veiga, presidente do Conselho Executivo da FCCN .

Numa primeira fase, apenas serão considerados os seguintes caracteres especiais constantes do alfabeto português: (`) acento grave, (`) acento agudo, (^) acento circunflexo, (~) til.

Entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2005, existirá um período de carência, para os actuais titulares de domínios existentes sem caracteres especiais poderem registar um novo domínio contendo os caracteres especiais respectivos (por estes terem sido eliminados do nome de domínio correspondente). No fim do período de carência (a partir de 1 de Julho de 2005), o registo de domínios com caracteres especiais estará acessível para o rgisto de novos domínios. Exceptuam-se os domínios .com.pt, em que não vai existir o período de carência, sendo apenas possível o registo destes domínios com caracteres especiais a partir do dia 1 de Julho .

2004-12-20

Tecnologia para o Conhecimento

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria