3348 — Empresas europeias gastam 55 mil milhões de euros em serviços de Outsourcing Documental

Jan 13, 2005 | Conteúdos Em Português

A maioria das organizações europeias está a despender cerca de três por cento das suas receitas anuais no processo de outsourcing de serviços criativos, produção, distribuição e armazenamento de documentos. A utilização de múltiplos fornecedores aumenta o custo com documentos dentro da organização, conclui um relatório de pesquisa RS Consulting, comissionado pela Xerox Global Services.

Contudo, à medida que as empresas estão a despender uma soma considerável no outsourcing destas funções de negócio, os gastos estão mais propriamente a um nível táctico do que a nível estratégico. Os resultados da pesquisa sugerem que as empresas europeias vão desfrutar de uma maior eficiência e de uma redução de custos, se procederem ainda mais ao outsourcing da sua actividade documental, utilizando um menor número de fornecedores externos.

O relatório é baseado em mais de 600 entrevistas one-to-one conduzidas por uma gestão sénior em mais de 250 negócios líderes na Bélgica, República Checa, França, Alemanha, Hungria, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. O relatório detectou que, por exemplo, uma empresa com receitas de vendas anuais de 145 milhões de Euros poderá gastar 4,35 milhões de Euros no outsourcing de serviços documentais, mas noventa por cento das empresas estão a subcontratar apenas parte da sua actividade documental a parceiros.

«A pesquisa realça dois assuntos críticos», afirma Shaun Pantling, director geral da Xerox Global Services (Europa). «Em primeiro lugar, menos de uma em cinco organizações, dentro dos 90% que recorrem ao outsourcing de um ou mais serviços, seleccionam fornecedores. Significa que a organização num todo não está a atingir, ao nível do negócio, economias de escala. Em segundo lugar, devido às decisões de outsourcing estarem a ser tomadas a um nível táctico por exemplo, ao nível do departamento, a gestão sénior dessa organização pode não ter conhecimento dos custos reais na gestão documental e outsourcing de toda a organização».

Pantling acrescenta: “A Xerox e a RS Consulting suspeitam que poucos gestores europeus têm conhecimento deste assunto. A RS colocou à nossa disposição os resultados desta primeira pesquisa no primeiro trimestre de 2004 e acreditamos que tenha sido a pesquisa mais profunda sobre este assunto em toda a Europa. Estamos a controlar estes resultados em intervalos regulares uma vez que acreditamos, que actualmente, continua a não ser controlado .”

Contudo, a RS Consulting detectou que existem economias adicionais que podem ser feitas pelas empresas europeias, ao aumentarem o outsourcing dos processos intensivos de documentos.

Bryan Atkin, director geral da RS Consulting comenta: «com o objectivo de simplificar, as organizações estão a despender dinheiro no outsourcing de documentos, mas não necessariamente da forma correcta. Na maioria das empresas existem alguns vestígios de uma gestão estratégica de despender em documentos relacionados com serviços. Uma decisão táctica e a responsabilidade sobre o budget que opera ao nível do departamento funcional, conduziu a que os serviços fossem fornecidos sob múltiplos contratos por diversos distribuidores, sem qualquer análise global e controlo dos gastos obtidos com o outsourcing. Existe uma oportunidade para a gestão de empresas séniores procederem à auditoria onde e com quem a empresa está a despender dinheiro no outsourcing, com o objectivo de desenvolver uma solução satisfatória para todos. Até que as empresas iniciem este processo em todos os países europeus, a maioria conclui que o mercado europeu para serviços de outsourcing de documentos ainda está numa fase primária».

As conclusões apresentadas no relatório estão a ser utilizadas pela Xerox Global Services de modo a redefinir a sua oferta face às organizações europeias que pretendem reduzir custos, aumentar o valor acrescentado fornecido por todos os documentos da organização e reduzir o tempo de implementação no mercado de novos produtos e serviços, ao assegurar que a informação sobre os produtos é fornecida de uma forma rápida, junto de novos mercados.

Fonte: Xerox Portugal

2005-01-13

http://www.xerox.pt

Notícias – Indústria