3386 — Fraudes no apoio às vítimas do tsunami

Jan 31, 2005 | Conteúdos Em Português

TrendMicroA Trend Micro denunciou recentemente que durante o envio solidário de dinheiro às vítimas do tsunami na Ásia do Sul foram aparecendo não só mensagens SMS fazendo-se passar pela Cruz Vermelha, como também uma série de mensagens de correio electrónico fraudulentas e sites de phishing.

Estes exemplos continuam a surgir um pouco por todo o mundo, incluindo no Canadá, Austrália, EUA, Inglaterra, Singapura e China. A Trend Micro lançou um alerta a todos os utilizadores, para que estejam atentos a mensagens que apelem à solidariedade da sociedade pedindo donativos para as vítimas do tsunami.

Os casos fraudulentos até agora registados incluem mensagens de e-mail com pedidos de informações de contas bancárias ou links de páginas web aparentemente credíveis que peçam apoio à catástrofe.

A Trend Micro aconselha todos os utilizadores a serem cuidadosos no momento de enviar um donativo e na procura de organizações a apoiar. A empresa avisa ainda os utilizadores para não fazerem forwards de pedidos de donativos sem primeiro confirmar a sua autenticidade, de modo a prevenir a propagação desta ameaça. Paralelamente, não deverão ser activados nenhuns links no corpo das mensagens, mesmo que provenham de um endereço já conhecido: estes endereços deverão ser inseridos manualmente na barra de endereços do Explorer .

Se uma mensagem com o pedido de donativos se revela suspeita, os utilizadores podem reencaminhá-la para a Trend Micro como anexo (não fazendo o forward directo no corpo da mensagem), para que um especialista possam avaliar a sua autenticidade, um processo livre de encargos para o utilizador.

Para o envio de mensagens contendo links: [email protected]

Para o envio de mensagens sem links: [email protected]

De acordo com o mais recente relatório do Anti-Phishing Group (APWG), os esquemas online de phishing cresceram cerca de 28% nos últimos quatro meses, a maioria originária dos continentes americanos e asiáticos.

Para consultar os sites listados pelo Google de donativos às vítimas do tsunami, clique AQUI

2005-01-31

http://www.trendmicro.com

Lazer e Consumo