3398 — POSC renova financiamento ao Programa Internet@EB1

Feb 7, 2005 | Conteúdos Em Português

Porgrama Internet@EB1 - Manual só para Miúdos! O Programa Internet@EB1, que nos anos lectivos de 2002-03 e 2003-04 atribuiu mais de 100 mil diplomas de Competências Básicas em TI a alunos e professores, obteve novo financiamento do POSC (antigo POSI), na ordem dos 5 milhões de euros, para o ano lectivo de 2004-05. A iniciativa da FCCN apoiada pelo Ministério da Educação, UMIC e autarquias, propõe-se acompanhar o uso educativo da Internet nas escolas públicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB1), primando pelo seu impacto no combate à info-exclusão, já que coloca uma EB1 de qualquer aldeia recôndita do interior do País ao nível tecnológico de uma qualquer escola da capital.

Dotar cada escola de capacidades para criar as suas próprias páginas Web e certificar a aquisição de competências básicas em Tecnologias de Informação (Diploma ), particularmente pelos alunos do 4.º ano de escolaridade, são as apostas chave deste Programa.

Os resultados do Programa Internet@EB1 entre 2002 (ano da sua criação pelo então Ministério da Ciência e da Tecnologia) e 2004 foram apresentados hoje aos jornalistas, nas instalações da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, em Lisboa. Em dois anos, e para um total de cerca de 8 mil escolas, foram criadas 7118 páginas Web nas EB1 (antes deste programa arrancar existiam apenas 709, segundo a FCCN). E Foram  atribuídos 102.462 diplomas (35.503 no ano lectivo 2002-03 e 63.959 no ano lectivo 2003-04 ).

O Programa é coordenado pela FCCN, gestora da rede Ciência Tecnologia e Sociedade (RCTS), que fornece às instituições envolvidas – Escolas Superiores de Educação (ESE) e algumas Universidades – serviços tecnológicos de apoio. Actualmente, estão envolvidas neste projecto 18 instituições do Ensino Superior (uma por distrito do continente), 14 Escolas Superiores de Educação e 4 Universidades. Em 2003-04, o Internet@EB1 abrangeu uma população de mais de 22 mil professores e 282 mil alunos, dos quais perto de 111 mil frequentavam o 4.º ano de escolaridade.

A verba atribuída em 2005 pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC) deverá chegar para migrar todas as escolas para Banda Larga (por enquanto só 1200 substituíram a ligação RDIS pela BL); lançar a 3.ª edição do Manual só para miudos!, que compila as regras básicas de utilização do computador e Internet; renovar as parcerias com as 18 instituições de Ensino Superior e reforçar a articulação com os agrupamentos escolares e autarquias.

Tudo para que as TIC sejam «um valioso instrumento para a melhoria do sistema de ensino e para combater a info-exclusão, em especial nas escolas mais isoladas», como sublinha o presidente do Conselho Executivo da FCCN .

Resta saber se haverá vontade política, nomeadamente ao nível das autarquias, para fazer acompanhar esta iniciativa das infra-estruturas essenciais ao seu sucesso, como a instalação de equipamentos informáticos nas salas de aula dos mais pequenos. É que, como admitiu Pedro Veiga, dotar cada escola com quatro PC’s custa somente uma pequena parcela do investimento necessário à construção de uma rotunda, «mas há autarcas que não têm tido essa visão».

Gabriela Costa

2005-02-03

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Empresa