3417 — Vírus SymbOS.Cabir chegou à série 60 da Nokia

Feb 23, 2005 | Conteúdos Em Português

Pela primeira vez, o SymbOS.Cabir, um worm proof-of-concept que se dissemina nos telefones Nokia Series 60 , foi detectado ‘in the wild’ nos EUA. Esta ameaça aos dispositivos móveis foi identificada numa loja de telemóveis em Santa Mónica, na Califórnia.

Este worm envia-se repetidamente a si mesmo para o primeiro dispositivo com Bluetooth que o detectar, independentemente do tipo de dispositivo. Por exemplo, até uma impressora com acesso Bluetooth poderá ser atacada, se estiver na escala deste vírus.

Actualmente existem mais de vinte variantes proof-of-concept do vírus SymbOS.Cabir, que é transmitido através dos dispositivos Bluetooth como um ficheiro .SIS .

No seguimento dos novos alertas sobre worms e vírus disseminados em dispositivos móveis, a Symantec está a divulgar algumas das suas soluções, adequadas à prevenção e/ ou redução destas ameaças:

Symantec Client Security para Nokia 9500 Communicator e para Nokia 9300 Smartphone

Esta nova solução (2005) permite aos utilizadores destes equipamentos navegar na internet, ver emails, fazer download de ficheiros e ser mais pró-activo na segurança da integridade das suas informações contra vírus, worms ou outros ataques maliciosos.

Symantec Antivirus for Handhelds

Linha de soluções para consumidores finais e empresariais. Estes produtos protegem aparelhos PDA compatíveis com sistemas operativos Palm OS e Pocket PC da Microsoft, contra vírus, worms e outros códigos maliciosos.

 

2005-02-23

Notícias – Indústria