3467 — APDSI lança fórum de discussão sobre AP electrónica

Apr 18, 2005 | Conteúdos Em Português

Iniciativa Kafka (APDSI)Está em curso a iniciativa KAFKA, um projecto da APDSI que disponibiliza numa plataforma electrónica fóruns/grupos de discussão com o objectivo de organizar, entre cidadãos que queiram participar voluntariamente, uma comunidade aberta de reflexão sobre os processos básicos de interacção entre os cidadãos e empresas e a Administração Pública, com base em “casos reais”. O grupo compromete-se a «contrapor cenários de futuro baseados nas tecnologias da Sociedade da Informação como resposta a algumas das experiências Kafkianas apresentadas» pelos cidadãos.

Porquê a iniciativa KAFKA?
Esta iniciativa surgiu no âmbito de um grupo de estudo da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, denominado “Acompanhamento e monitorização dos processos básicos da Administração Pública de interesse para o cidadão e agentes económicos”.
Porque o grupo concluiu que não se verificou qualquer evolução significativa na Administração Pública Electrónica em Portugal desde o início de 2003, quando se elaborou o primeiro relatório da APDSI sobre os processos básicos da Administração Pública, decidiu-se avançar com uma iniciativa voluntária, que se pretende acima de tudo denunciadora, mas construtiva em relação ao futuro.
Para além de se pretender denunciar situações concretas vividas pelos cidadãos e pelas empresas nas suas relações Kafkianas com a Administração Pública, a iniciativa KAFKA pretende estimular a criação de cenários de evolução e de melhoria das situações vividas, através do uso cada vez mais intensivo e eficaz das tecnologias da sociedade da informação por parte da Administração Pública portuguesa, nas suas relações com a sociedade.

Qual o objectivo?
A iniciativa KAFKA instancia uma plataforma electrónica do tipo fóruns ou grupos de discussão, promovida e gerida pela APDSI, viabilizando a interacção entre cidadãos através da publicação controlada de conteúdos que estes voluntariamente dirijam ao KAFKA, relacionados com problemas do dia a dia e capazes de estimular perspectivas de solução que seja possível imaginar com recurso às tecnologias da sociedade da informação.
A iniciativa KAFKA destina-se a organizar uma comunidade aberta de reflexão sobre os processos básicos de interacção entre os cidadãos e empresas e a Administração Pública.
O KAFKA organizar-se-á pela dinamização de comunidades de pessoas formadas ‘ad-hoc’, que apresentem voluntariamente problemas e soluções, com base em “casos reais” que evidenciem oportunidades de sugestão de melhorias de eficiência nos processos operacionais da Administração Pública.
O objectivo centra-se no debate do “caso real” que lhe serve de tema, orientando-se para a cenarização de sugestões de ordem prática tendentes a superar a situação de ineficiência subjacente.

Como utilizar?
Qualquer cidadão pode aceder livremente ao KAFKA e consultar os conteúdos publicados. Para além de consultar os conteúdos tornados públicos pela gestão do KAFKA, qualquer cidadão poderá proceder a um Registo de Utilizador muito simples e poderá através desse registo participar activamente, introduzindo situações problemáticas relacionadas com os serviços públicos e com a sociedade portuguesa em geral, ou propondo soluções no âmbito da Sociedade de Informação/Administração Pública Electrónica para questões colocadas por outros utilizadores.
Todos os conteúdos terão que ser aprovados pela gestão do KAFKA, antes de serem disponibilizados ao público em geral. Podem, no entanto, antes de aprovados, ser consultados, alterados ou mesmo eliminados pelo seu criador.
Cada utilizador registado poderá propor um número ilimitado de situações, mas apenas uma solução para cada situação, podendo no entanto proceder a correcções e melhorias em qualquer altura na sua proposta de solução.
As situações, antes de aprovadas, serão classificadas pela gestão do KAFKA, segundo uma tabela de Grandes Áreas Temáticas, destinada a facilitar a consulta. Tanto a tabela como a classificação das situações poderão ser reformuladas pela gestão do KAFKA, de forma a permitir uma melhor adaptação às situações concretas e adaptar-se à evolução e à adesão ao sistema por parte de todos os cidadãos.

Para aceder à iniciativa KAFKA clique Aqui

Fonte: APDSI

2005-04-18

Início

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Opinião